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Reportagem na Veja divulga método de ensino em Coruripe

Município garantiu duas medalhas de bronze na última olimpíada.

Ascom Coruripe

Reportagem na Veja divulga método de ensino dos alunos coruripens​es medalhista​s nas Olimpíadas Brasileira​s de Matemática

Matemática. Ao ouvir essa palavra muitos torcem o nariz para a disciplina temida entre os estudantes. Ao professor cabe a tarefa de despertar o interesse para a matemática à base de aulas bem práticas. Na cidade de Coruripe, a 80 quilômetros de Maceió, o professor da escola municipal de educação básica General de Góes Monteiro, Djalma Nascimento, apresenta a fórmula aplicada pelos professores que se destacaram na última Olimpíada Brasileira de Matemática.

A metodologia de ensino do professor gerou resultado satisfatório, com alunos destaques nas últimas Olímpiadas Brasileiras de Matemática. No pódio por dois anos consecutivos, o aluno do 9° ano, Indiana Jhones da Silva é bolsista do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em 2010, o fera da matemática garantiu a medalha de bronze, nível 2, quando estudava 8° ano, aos 18 anos. No ano de 2009 quando cursava 7° ano, aos 17 anos, o jovem alcançou a medalha de bronze, nível 1.

Ainda da escola municipal de educação básica General de Góes Monteiro, Luiz Heinrick Noberto dos Santos, no ano de 2010, foi destaque com medalha de bronze nível 2, quando cursava 9° ano, aos 13 anos. Hoje, ele é aluno do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), aos 14 anos, cursa 1° ano de química e é aluno bolsista do Programa de Iniciação Cientifica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Os alunos têm todo o nosso apoio, através da Secretaria municipal de Educação, Coruripe é destaque para muitos municípios no quesito qualidade de ensino, primamos pelo nosso futuro. Com educação formamos cidadãos e garantimos a melhoria de nossa cidade”, garantiu o prefeito de Coruripe, Marx Beltrão.

Em 2010, cerca de 19,5 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados. Os sucessivos recordes de participação fazem da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

A secretária da pasta, Jeannyne Beltrão, ressalta a importância de estimular o professor para uma melhor qualidade de ensino. “Proporcionamos ao nosso corpo docente, capacitação e investimento na área. O professor é estimulado a desenvolver novas formas de ensino”, disse.

Palavra de mestre

Exercícios à exaustão – Assimilar o raciocínio matemático é como dirigir um carro. Quanto maior o treino, mais automático fica o processo.

Mais densidade – Levar diversos problemas sobre um mesmo tópico é a única maneira de sedimentar os conceitos.

Incentivo aos mais talentosos- Esses alunos precisam de estímulos para ganhar rapidez de raciocínio e afiar sua capacidade para contextualizar informações.

A competição faz bem – Gincanas e outros desafios com números funcionam como um poderoso motor para que todos se superem.

Sai de cena a decoreba- A matemática traduz o mundo em que vivemos – e conseguir mostrar isso aos alunos é chave para torná-la atraente.

O município de Coruripe apresenta o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pelo segundo ano consecutivo entre os 102 municípios de Alagoas.

“Com esse tipo de avaliação, meus alunos perderam o pavor da matemática”, comemorou o professor, que emplacou dois alunos medalhistas da última olimpíada.