Anúncia foi feito hoje na visita do governador.
A Braskem deve antecipar a inauguração das novas fábricas de PVC e MVC em Alagoas para o final dos meses de abril e maio, respectivamente. O anúncio foi feito pelo vice-presidente executivo da unidade de polímeros da Braskem, Rui Chammas, nesta segunda-feira (22), durante a visita do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, às obras de ampliação das unidades – situadas no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, no município de Marechal Deodoro.
Com investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão em Alagoas, o maior já feito pela Braskem, a ampliação da empresa compreende novas fábricas de PVC, MVC, que passarão a produzir 460 toneladas por ano, cada. Mais de 3 mil pessoas estão empregadas na atual fase de construção. A grande maioria da mão-de-obra é formada por profissionais alagoanos, sendo 1.200 trabalhadores de Marechal Deodoro.
Além das duas novas unidades, a Braskem gerencia a construção de uma fábrica da White Martins, que será fornecedora de oxigênio e nitrogênio à Braskem e demais indústrias do Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela.
Para o governador Teotonio Vilela Filho, as novas fábricas comprovam que Alagoas está no caminho do desenvolvimento. “Isto representa o novo momento do Estado, uma vez que irá se tornar o maior produtor de PVC da América Latina. São 3 mil empregos apenas no período de construção”, comemorou.
O secretário Luiz Otavio Gomes reforçou o empenho do Governo para a consolidação da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP) e para a atração de novos empreendimentos. Segundo ele, a Cadeia é referência em todo o Brasil e, com a duplicação da capacidade de produzir PVC, mais indústrias devem ser implantadas em território alagoano.
O apoio do Governo do Estado e a qualidade da mão-de-obra encontrada em Alagoas foram, segundo Rui Chammas, os diferenciais para a ampliação da empresa. Nesse sentido, o vice-presidente destacou a capacitação de profissionais que tem sido realizada através do Programa Acreditar, promovido pela Odebrecht, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O Programa Acreditar já capacitou 254 pessoas. Desse total, 40% foram aproveitadas na etapa de construção e montagem do empreendimento. O objetivo é que 400 jovens sejam capacitados e 80% dos profissionais trabalhem no período de construção da obra.
Na fase de operacionalização, aproximadamente sessenta profissionais serão contratados pela Braskem, que passarão por três meses de treinamentos específicos na Alemanha e China.
A demanda de energia elétrica da Braskem passará a ser 33 megawatts. Para isso, é construída uma nova linha de transmissão de 16 km, que trará a energia elétrica do Centro de Maceió à subestação do Polo, com investimento aproximado de R$ 4 milhões.
O prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, e os deputados estaduais Nelito Gomes de Barros e Gilvan Barros também participaram da visita.