Empresa pertence ao setor químico-plástico.
Mais uma empresa do setor químico-plástico planeja sua instalação em Alagoas. Trata-se da Plaxmetal Ltda., do Rio Grande do Sul, especializada na produção de componentes técnicos plásticos e metálicos, que pretende iniciar a construção de uma filial no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, já em 2012. Nesta segunda-feira (21), diretores da Plaxmetal estiveram na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) para discutir os pontos principais referentes à instalação de uma nova fábrica da empresa.
Durante a primeira etapa de execução, o investimento previsto para o empreendimento gira em torno de R$ 10 milhões. De acordo com o diretor administrativo da Plaxmetal, Rafael Zorzi, a empresa vai gerar 100 empregos diretos em sua fase inicial e mais 400, em cinco anos, com a ampliação dos processos de produção dos materiais. A fábrica inicialmente terá uma área total de 15 mil m², podendo se estender três vezes mais, e vai atuar na produção de metal e plástico para mobiliário escolar e de escritório, além do uso de materiais de reflorestamento.
Os executivos reuniram-se com o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, e o diretor de Relações com o Mercado da Seplande, Glifson Magalhães, para esclarecer questões como os procedimentos necessários para o processo de abertura da empresa em Alagoas, de concessão de incentivos fiscais, creditícios e fundiários oferecidos, como também onde a empresa deverá ser implantada.
O diretor de vendas da Plaxmetal, Ezídio Zorzi, explicou que a empresa pretender dar celeridade ao processo, tendo em vista a necessidade da construção de um filial na região Nordeste, que é responsável atualmente por 35% do faturamento total da empresa. “Será fundamental para Plaxmetal ter o seu próprio espaço no Nordeste. Precisamos estar preparados para suprir a demanda dessa região, que aumenta cada vez mais”, explicou.
A articulação para a chegada da empresa em Alagoas vem sendo feita há cerca de um mês pela secretaria adjunta de Desenvolvimento Econômico. Segundo Glifson Magalhães, três fatores foram primordiais para a escolha da Plaxmetal: a política de atração de empresas do Estado, a construção da nova sede da Braskem e a presença do Núcleo de Tecnologia do Plástico (NTPlás), que capacita profissionais para atuarem no setor.
“A Plaxmetal percebeu como a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP) está consolidada em Alagoas. Eles se encantaram com o grande número de empresas do Polo José Aprígio Vilela e da estrutura encontrada no NTPlás, local de onde sairá toda a mão-de-obra da empresa”, afirmou o diretor de Relações com o Mercado.
Os executivos trabalharão, nos próximos meses, no processo de abertura da empresa em Alagoas, bem como na definição do planejamento que deverá ser entregue à Seplande, contendo detalhadamente o número total dos investimentos, etapas da construção e prazos a serem executados.