Categorias: Futebol

ASA conquista empate diante do Americana (SP)

O empate teve sabor de derrota para o Americana, já que o ASA tem o pior desempenho fora

O Americana lutou bastante, mas num dia sem inspiração, não passou de um empate por 1 a 1 com o ASA, na tarde deste sábado, em Americana, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O clube alagoano surpreendeu e saiu na frente com gol de Alexsandro, mas Válber deixou tudo igual.

O empate teve sabor de derrota para o Americana, já que o ASA tem o pior desempenho atuando como visitante, onde conquistou somente três pontos, fruto de três empates. Apesar do tropeço, o time paulista segue dentro do G4, ocupando a quarta colocação com 34 pontos. O ASA, por sua vez, chegou aos 28 pontos e ocupa a 14ª colocação.

Visitantes surpreendem, mas Águia iguala
Embalado por quatro vitórias seguidas, o Americana começou o jogo à vontade e ditando o ritmo da partida. Já o ASA veio postado no defensivo esquema 3-6-1, deixando claro que se contentaria com um empate. O clube alagoano marcava forte, mas quando tinha a bola nos pés chegava com perigo nos contra-ataques rápidos municiando Alexsandro, o único atacante do time.

Aos sete minutos o Americana teve boa oportunidade em falta de frente para o gol, mas Fumagalli pegou mal na bola e mandou por cima, longe do gol. Os donos da casa tinham maior domínio da posse de bola, mas não conseguiam converter o volume de jogo em chances reais de gol. Se a situação já estava difícil para o Americana, ficou ainda pior aos 19 minutos, quando o ASA tirou o zero do placar. Sérgio Bueno cruzou da direita,

Raul cabeceou no segundo pau e Alexsandro empurrou para as redes, aproveitando bobeira da zaga da Águia, que ficou parada. Mas não deu nem tempo para o ASA festejar e o Americana empatou o jogo nove minutos depois. Válber fez bela jogada pela direita, driblou dois marcadores, e soltou uma bomba. A bola quicou no gramado e enganou o goleiro Gilson. O jogo era igual no estádio Décio Vitta e o placar estava aberto. Aos 29 minutos o time de Arapiraca obrigou o goleiro Jaílson a trabalhar em cobrança de falta de Raul.

No final do primeiro tempo o técnico Sérgio Guedes teve que fazer a primeir alteração. O zagueiro Thiago Gomes, machucado, deixou o gramado para a entrada de Jorge Luiz. A virada da Águia por pouco não veio aos 38 minutos. Após cobrança de escanteio, o goleiro Gilson saiu "caçando borboleta" e Fernando cabeceou para fora, com o gol aberto.

ASA segura a pressão
Na volta do intervalo, o Americana retornou com outra modificação, desta vez no ataque. André Luiz deu lugar para Chorão, e o atacante que acabara de entrar teve a primeira chance de gol no segundo tempo, aos quatro minutos. A zaga do ASA afastou mal e Chorão pegou a sobra, mas mandou para fora, perdendo boa oportunidade de virar o jogo para os donos da casa.

Aos 13 minutos Chorão teve em seus pés uma chance incrível para colocar o Americana na frente do placar. Ele recebeu lançamento e ficou cara a cara com o goleiro Gilson, mas chutou forte e mandou longe do gol. O time anfitrião era soberano na partida, mas ora errava no último passe antes da finalização, ora falhava na hora de estufar a rede.

Conforme o tempo foi passando, os jogadores do Americana passaram a demonstrar muita ansiedade para chegar ao segundo gol. Aos 25 minutos a Águia perdeu outra grande chance. O atacante Danilo Santos estava pronto para finalizar para o gol após cruzamento para a área da esquerda, mas Di Fábio salvou antes que ele pudesse tocar para a rede. O técnico Vica acertou o time do ASA após as entradas de Francismar e Vitinha, e o final do jogo ficou equilibrado, com boas chances para os dois lados.

Próximos jogos
Pela próxima rodada da Série B, o Americana vai a Curitiba enfrentar o Paraná, às 16h20, na Vila Capanema. O ASA, por sua vez, entra em campo um dia antes, contra o Goiás, às 20h30, em Arapiraca.