Técnico Kleiton Lima explica que muitas atletas não foram liberadas por seus clubes e outras estão cuidando de transferências
A CBF anunciou nesta terça-feira a lista das 22 jogadoras convocadas para defender a Seleção Brasileira feminina no Pan-Americano deste ano, que será realizado em Guadalajara (México). Melhor jogadora do mundo nas últimas cinco temporadas, Marta está fora.
Somente uma jogadora da relação atua no exterior: Rafaelle, da Universidade do Mississppi, nos Estados Unidos. Outra estrela da Seleção, a atacante Cristiane, que acabou de acertar com o time russo Rossiyanka, também não estará no torneio no México.
– O que foi colocado pelo empresário da Marta é que ela está negociando com um clube da Europa e isso está impedindo que ela esteja disponível no momento. A Cristiane também. Ela está indo para a Rússia. Na verdade dez atletas que estavam na Copa do Mundo não poderão disputar o Pan – disse o técnico Kleiton Lima.
Como o Pan não faz parte do calendário oficial da Fifa, a CBF depende da liberação dos clubes para contar com as atletas nos torneios. Marta acabou de ser campeã da liga americana Western New York Flash e está de férias.
– O clube não é obrigado a liberar. Inclusive nos contratos existem cláusulas que determinam a liberação somente nas datas Fifa. Mas todas convocadas são meninas jovens com grandes performances. Ano que vem teremos os Jogos Olímpicos e estamos pensando nisso também – comentou o treinador.
A Seleção feminina foi medalha de ouro no Pan de 2007, disputado no Rio de Janeiro. Lideradas por Marta, as mulheres fizeram a festa da torcida no Maracanã e foram um dos destaques da delegação brasileira em casa.
Sob o comando do técnico Kleiton Lima, a Seleção foi eliminada pelos Estados Unidos nas quartas de final do último Mundial, neste ano, na Alemanha. A apresentação do grupo convocado está marcada para o dia 26 deste mês na Granja Comary, em Teresópolis (Rio de Janeiro).
A viagem para o México será em 11 de outubro. A equipe brasileira estreia contra a Argentina, sete dias depois. Em seguida, pega o Canadá (20) e Costa Rica (22).
Confira a lista divulgada pela CBF:
Barbara Micheline – Foz Cataratas/PR
Thaís Picarte – Vitória/PE
Renata Costa – Assaí/PR
Tânia – Vasco/RJ
Karen – Duque de Caxias/RJ
Renata Diniz – Duque de Caxias/RJ
Juliana – Botucatu/SP
Daiane Menezes – São José/SP
Rosana – Centro Olímpíco/SP
Rafaelle – University of Mississppi/USA
Maurine – Santos/SP
Andreia – Vasco/RJ
Grazielle – América/SP
Francielle – São José dos Campos/SP
Formiga – CBF
Beatriz – Vitória/PE
Michele – Vasco/RJ
Daniele – Vasco/RJ
Debora – Centro Olímpico/SP
Larissa – Vasco/RJ
Ketlen – Vitória/PE
Thaís Guedes – Vitória/PE