Categorias: Cultura

Museu Théo Brandão é palco de festa da cultura

Prêmio Gustavo Leite será entregue.

Divulgação

Divulgação

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, na quinta-feira, dia 27 de outubro de 2011, vai ser palco de uma festa da cultura popular alagoana, com direito à entrega do prêmio Gustavo Leite aos artesãos do ano em sua oitava edição, abertura da exposição com as obras dos artistas premiados e apresentação de mais uma edição do Projeto Engenho de Folguedos.

À noite, a partir das 19h, haverá a entrega do Prêmio Gustavo Leite para os artistas Chico Cigano de Batalha, que cria peças talhadas como bancos, cadeiras, tamborim utilizando como matéria-prima a madeira no seu formato original e Zé da Véia de Piaçabuçu, cria peças que utilizam diversos materiais como madeira, barbante, bonecos, entre outros elementos, para compor miniaturas de barcos, torres, farol, igreja.

A seleção do artesão do ano foi feita por uma comissão julgadora composta pela galerista e artista plástica Maria Amélia Vieira, pelo fotógrafo e cineasta Celso Brandão, e contou ainda com a participação de representantes do Museu Théo Brandão – o diretor, Wagner Diniz Chaves e o curador, José Carlos da Silva. Além do certificado e premiação individual no valor de R$ 1500,00 oferecidos pela Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, as obras dos artistas premiados irão compor a próxima exposição temporária do Museu Théo Brandão, que será aberta ao público.

Dando sequência a programação, após a entrega do prêmio e abertura da exposição, o pátio do museu vai receber mais uma edição do Projeto Engenho de Folguedos, que nessa noite contará com a presença da Mazurca de Jaramataia e do reconhecido Coco Alagoano do mestre Nelson Rosas, de Arapiraca. O projeto Engenho de Folguedos é uma realização da Associação de Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal) e do Museu Théo Brandão, com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e acontece sempre na última quinta-feira de cada mês.

Recentes