Categorias: Cultura

Obra sobre José de Freitas Machado será lançada na Bienal

Lançamento é nesta segunda-feira.

Assessoria/Agência Alagoas

José de Freitas Machado

O Governo do Estado – através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) – em parceria com a Braskem, lança durante a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o livro “Freitas Machado: vida e obra”, de Etevaldo Alves Amorim. A obra é a vencedora do concurso nacional de monografias “José de Freitas Machado: Vida e Obra” – criado para comemorar o Ano Internacional da Química em Alagoas.

O livro narra a trajetória pessoal e profissional do professor José de Freitas Machado, um alagoano do município de Pão de Açúcar, e importante nome no cenário da Química do Brasil. Foi aluno da cientista e Prêmio Nobel, Marie Curie, na Sorbonne, em Paris, e em 1933, fundou e foi o primeiro diretor da Escola Nacional de Química, além de fundar também a Sociedade Brasileira de Química.

“Estou ansioso pelo lançamento do livro e espero que todos gostem de conhecer a história deste alagoano que colaborou com o ensino e a pesquisa da Química em nosso Estado e no Brasil”, comenta Etevaldo Amorim.

Como vencedor do concurso, o engenheiro agrônomo Etevaldo Amorim receberá a quantia de R$ 10 mil e a publicação de mil exemplares de sua monografia com o selo da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).

“Incentivar a cultura é um compromisso do Governo do Estado, e homenagear a contribuição prestada por Freitas Machado ao ensino e à pesquisa da Química em Alagoas e no Brasil é um reconhecimento aos esforços deste alagoano”, afirma Álvaro Antônio Machado, secretário-chefe do Gabinete Civil.

O evento acontece nesta segunda-feira (24), às 20h, durante a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no auditório A, do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió.

Recentes