Categorias: Economia

Setur define instalação de tenda para receptivo de turistas no Porto

Tenda será implantada para receber turistas na temporada 2011/2012 com informações sobre os destinos turísticos de Alagoas, cultura, artesanato e degustação de água de coco

Setur

Setur define instalação de tenda para receptivo de turistas no Porto

Para definir os últimos detalhes do projeto de receptivo no Porto de Maceió, que começa a funcionar no dia 24 de novembro, a equipe da Secretaria de Turismo do Estado do Alagoas, junto com a equipe técnica do Porto e da empresa responsável pela instalação da tenda, visitou o espaço de 1.000m², onde ficará uma tenda climatizada para receber o turista vindo dos cruzeiros.

A visita foi realizada durante a semana.O local, que servirá como terminal de passageiros recepcionará o cruzeirista com artesanato local, informação turística do Estado, apresentações culturais, degustação de água de coco e imagens das diversas regiões de Alagoas.Segundo o assessor do Porto, Roberto Leoni, a estrutura é uma experiência que dará uma nova dimensão ao receptivo do Porto. “A tenda foi posicionada para ‘fisgar’ o turista no local do desembarque”, afirma. Ressalta ainda, que a ideia é ter um terminal de passageiro fixo e que a tenda funcionará como um ensaio, como fator de impulsão.Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, esse projeto vai alavancar a qualidade do turismo de cruzeiro em Maceió.

“A falta de um terminal de passageiros não é característica única e exclusiva de Alagoas, é um deficiência de diversos Portos no Brasil, a tenda dará esse suporte de recepção e familiarização com os produtos turísticos. Será motivador”, garante.Temporada 2011/2012 – Essa temporada 2011/2012 é a maior realizada no Brasil, segundo dados da Associação de Cruzeiros Marítimos (Abremar).

Iniciando no dia 25 de outubro e finalizando até o mês de maio de 2012 com 17 navios no litoral do país. São previstos 894 mil cruzeiristas, número 12,8% maior do que o registrado na temporada passada, quando 792 mil turistas viajaram pela costa em Cruzeiros Marítimos. Já em Maceió, a temporada inicia no dia 24 de novembro. Nessa temporada, 11 navios passarão por Maceió em 41 viagens.

Num estudo feito pela Abremar, o gasto médio nesse tipo de turismo, considerando as últimas temporadas, é em média de R$ 200 por cruzeirista/dia nas cidades escala. Segundo Marcos Pradines, superintendente de Investimentos da Setur-AL, "com a previsão de mais de 100.000 passageiros na temporada de 2011/212 vamos ter uma movimentação de cerca de R$ 20.000.000 na economia, principalmente nos serviços e produtos ligados ao turismo (serviços receptivos, táxis, restaurantes e artesanato) além de mostramos capacidade em receber e oferecer infraestrutura receptiva para o Porto de Maceió.

Cativar e motivar o turista de cruzeiro para que ele tenha o desejo de conhecer mais nossos potenciais turísticos e volte a Alagoas com mais tempo, gerando fluxo em nossos hotéis e pousadas também é nosso objetivo” explica.