Tenda será implantada para receber turistas na temporada 2011/2012 com informações sobre os destinos turísticos de Alagoas, cultura, artesanato e degustação de água de coco
Para definir os últimos detalhes do projeto de receptivo no Porto de Maceió, que começa a funcionar no dia 24 de novembro, a equipe da Secretaria de Turismo do Estado do Alagoas, junto com a equipe técnica do Porto e da empresa responsável pela instalação da tenda, visitou o espaço de 1.000m², onde ficará uma tenda climatizada para receber o turista vindo dos cruzeiros.
A visita foi realizada durante a semana.O local, que servirá como terminal de passageiros recepcionará o cruzeirista com artesanato local, informação turística do Estado, apresentações culturais, degustação de água de coco e imagens das diversas regiões de Alagoas.Segundo o assessor do Porto, Roberto Leoni, a estrutura é uma experiência que dará uma nova dimensão ao receptivo do Porto. “A tenda foi posicionada para ‘fisgar’ o turista no local do desembarque”, afirma. Ressalta ainda, que a ideia é ter um terminal de passageiro fixo e que a tenda funcionará como um ensaio, como fator de impulsão.Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, esse projeto vai alavancar a qualidade do turismo de cruzeiro em Maceió.
“A falta de um terminal de passageiros não é característica única e exclusiva de Alagoas, é um deficiência de diversos Portos no Brasil, a tenda dará esse suporte de recepção e familiarização com os produtos turísticos. Será motivador”, garante.Temporada 2011/2012 – Essa temporada 2011/2012 é a maior realizada no Brasil, segundo dados da Associação de Cruzeiros Marítimos (Abremar).
Iniciando no dia 25 de outubro e finalizando até o mês de maio de 2012 com 17 navios no litoral do país. São previstos 894 mil cruzeiristas, número 12,8% maior do que o registrado na temporada passada, quando 792 mil turistas viajaram pela costa em Cruzeiros Marítimos. Já em Maceió, a temporada inicia no dia 24 de novembro. Nessa temporada, 11 navios passarão por Maceió em 41 viagens.
Num estudo feito pela Abremar, o gasto médio nesse tipo de turismo, considerando as últimas temporadas, é em média de R$ 200 por cruzeirista/dia nas cidades escala. Segundo Marcos Pradines, superintendente de Investimentos da Setur-AL, "com a previsão de mais de 100.000 passageiros na temporada de 2011/212 vamos ter uma movimentação de cerca de R$ 20.000.000 na economia, principalmente nos serviços e produtos ligados ao turismo (serviços receptivos, táxis, restaurantes e artesanato) além de mostramos capacidade em receber e oferecer infraestrutura receptiva para o Porto de Maceió.
Cativar e motivar o turista de cruzeiro para que ele tenha o desejo de conhecer mais nossos potenciais turísticos e volte a Alagoas com mais tempo, gerando fluxo em nossos hotéis e pousadas também é nosso objetivo” explica.