Categorias: Maceió

Prefeitura investe R$ 1,2 milhão em monitoramento do patrimônio das escolas

De acordo com o secretário Thomaz Beltrão (PT), sistema visa resguardar patrimônio das escolas.

Alagoas24horas

Coronel Francisco Macedo é o responsável pelo monitoramento

O secretário de Educação de Maceió, Thomaz Beltrão (PT), e o prefeito Cícero Almeida (PP) visitaram na manhã desta quinta-feira, dia 10, a base de monitoramento das escolas municipais de Maceió, localizada no bairro de Ponta Verde. O serviço será prestado pela Servipa, empresa que, segundo o secretário, venceu o processo licitatório e irá receber R$ 1,2 milhão pela implantação do sistema. Beltrão, no entanto, não soube informar quanto será pago mensalmente à empresa.

Thomaz Beltrão destacou que a Prefeitura de Maceió vem investindo maciçamente no aparelhamento das escolas, com a compra de vários equipamentos como computadores, retroprojetores, entre outros que auxiliam no fortalecimento da educação. E para garantir a segurança deste patrimônio, optou pela implantação do videomonitoramento. “Trata-se de um passo importante para a educação do município”, destacou o secretário.

O responsável pelo sistema, coronel Francisco Macedo, disse que o objetivo do sistema é o monitoramento fora do horário do expediente escolar, mas que todas as ocorrências serão monitoradas e gravadas e servirão de base para possíveis investigações das polícias Militar e Civil.

O sistema prevê, além das câmeras e sensores nas escolas, o patrulhamento físico (segurança patrimonial) e por satélite. Inicialmente o monitoramente se dará em 60, das 132 unidades de ensino do município. Maceió, ainda segundo o militar, foi dividida em cinco áreas, que contará com um motoqueiro e um veículo de apoio.