Categorias: Maceió

Feira itinerante atrai moradores do Santo Eduardo; camponeses comemoram

A Feira Camponesa Itinerante está sendo realizada no Conjunto Santo Eduardo

Alagoas24horas

Alagoas24horas

A Feira Camponesa Itinerante, que está sendo realizada no Conjunto Santo Eduardo, no bairro do Poço, segue até amanhã (19). Organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Feira Camponesa reúne cerca de 25 camponeses da zona da mata, sertão e pela primeira vez com a presença do litoral.

Pela segunda vez na Praça Denis Agra, a Feira Itinerante visa, segundo a organização, proporcionar à população alimentos sem agrotóxicos e frutos da reforma agrária. Para esta edição, a CPT estima que sejam comercializadas aproximadamente 25 toneladas de alimentos.

“Esta atitude também é uma alternativa que tende a impedir a ação dos atravessadores, que em muitos dos casos adquirem alimentos nos assentamentos e acampamentos a um preço muito inferior e no fim vende à população a um preço altíssimo”, relatou Carlos Lima, coordenador da CPT, destacando que a Feira Camponesa também pretende escoar os alimentos produzidos pelos agricultores.

De acordo com os agricultores, o primeiro dia da feira foi um sucesso, conforme destacou a agricultora Selma, do assentamento Rio Branco, do município de Flexeiras, que segundo ela, quase 75% dos seus produtos já foram vendidos.

“O primeiro dia foi muito bom, superou as minhas expectativas. Eu pensei que os alimentos chegariam até amanhã, mas pelo jeito teremos que retornar ao assentamento para pegar mais alimentos e assim não deixar a população sem os produtos”, disse Selma.

Além do bairro do Santo Eduardo, a Feira Camponesa Itinerante já passou pelos bairro do Salvador Lira, Bebedouro e Pinheiro. Com apoio das paróquias dos bairros, da Igreja Batista do Pinheiro e da Associação Italiana Pachamama.

“Aqui a população encontrará, macaxeira, batata, inhame, frutas, verduras, legumes, galinha de capoeira, ovos e outros produtos da terra, tudo sem agrotóxicos”, concluiu Carlos Lima.