Nesta segunda-feira pela manhã (28) várias atividades acontecerão durante as sessões técnicas.
A solenidade de abertura do evento aconteceu no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, e contou com a presença da presidente da ABRH Nacional, Ingrid Illich Müller, e do governador do estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho. ‘Aprimorar, debater, protegendo a água, isso tem uma dimensão sagrada’, afirmou Teotonio.
Mais de 1.500 pessoas participaram da solenidade de abertura dos trabalhos do XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, ocorrida domingo à noite (dia 27), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió. Entre as autoridades presentes estavam a presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Ingrid Illich Müller, o governador do estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, o presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo e o presidente da comissão organizadora do evento, professor Vladimir Caramori.
No discurso de abertura dos trabalhos, a presidente da ABRH, Ingrid Müller, revelou ser cada vez mais complexa a gestão integrada da água em todo o país e no planeta. Por isso defendeu a união de todos, buscando uma visão global e integrada para a solução dos problemas. ‘É a oportunidade de debater os novos desafios e temas, com a união dos esforços de todos, divulgando as boas práticas em Recursos Hídricos’. Ingrid reconheceu a necessidade de transpor diversos obstáculos para que a gestão destes recursos se torne concreta de fato. ‘Devemos ter um gerenciamento de maior consistência constitucional para um processo contínuo de ajuste de rumo’. Por fim, Ingrid agradeceu a presença de autoridades, dos membros das comissões científica e organizadora, que abrilhantam o evento. E destacou a presença dos palestrantes, conferencistas e autores que enviaram seus artigos. Ao todo foram encaminhados 935 artigos divididos em 49 Sessões Técnicas.
O governador do estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, falou que ‘é uma honra e privilégio sediar o décimo nono simpósio em nosso estado’. Agradeceu aos congressistas e reafirmou que todos os cientistas são muito bem vindos a Alagoas. ‘O tema água me apaixona. Em 1987, quando ainda era senador, eu presidi a Comissão da Seca e com outros colegas percorremos 20 mil quilômetros de caatinga e fiquei chocado quando assisti uma cena de uma criança disputando com animais uma poça barrenta de água. A partir daí, a água passou a ser uma constante na minha atuação política’.
Teotonio qualificou os estudos e artigos dos congressistas como sagrados. ‘Aprimorar, debater, protegendo a água, isso tem uma dimensão sagrada’. O discurso do governador foi encerrado com o trecho de um poema de Carlos Drummond de Andrade sobre meio ambiente.
Nesta segunda-feira pela manhã (28) várias atividades acontecerão durante as sessões técnicas. Mais de 50 trabalhos científicos estarão sendo apresentados a partir das 10h da manhã em 7 sessões técnicas. Uma delas é o estudo hidrodinâmico das correntes e do transporte de sedimentos nos pilares da nova ponte da Lagoa Mundaú. O trabalho será apresentado na Sessão Técnica 4, na Sala 4, entre 10h e 12h. Um outro assunto diz respeito a Transposição do Rio São Francisco, na otimização de soluções e controle de obras. A apresentação do trabalho ocorrerá a partir das 14h, na Sessão Técnica 13, na Sala 6.
A partir das 16h, dentro do Teatro Gustavo leite, acontecerá o talk show ‘A Água no Mundo em Transformação’ tendo como convidados Ingrid Illich Müller – presidente nacional da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Benedito Braga – vice-presidente do Conselho Mundial da Água e professor da Universidade de São Paulo (USP), Oscar de Moraes Cordeiro Neto – ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) e o professor Carlos Tucci, um dos maiores especialistas em drenagem urbana no mundo.
No final da tarde, a partir das 18h30, será realizada uma conferência com o tema ‘Uma Visão dos Recursos Hídricos’, tendo como palestrante o professor Carlos Tucci.