Categorias: Futebol

Fred fica a uma boa atuação de ser o craque do Brasileiro

Diferença entre o atacante do Flu e o líder Neymar cai para 0,03 ponto. Joia do Santos folga na última rodada e abre caminho para o tricolor

GLOBOESPORTE.COM

GLOBOESPORTE.COM

A disputa pelo posto de melhor jogador do Campeonato Brasileiro está aberta e tem dois concorrentes: Neymar e Fred. A diferença entre as médias dos dois no Troféu Armando Nogueira, que já era pequena, diminuiu após a 37ª rodada: caiu de 0,05 para 0,03.

O santista, que marcou um gol no empate por 1 a 1 com o Bahia, ganhou nota 7,0 e agora está com média 6,98. Já o tricolor, que balançou a rede na derrota por 2 a 1 para o Vasco, levou 7,5, melhorando sua média para 6,95. A briga só será decidida na última rodada, no domingo, com um detalhe: Neymar não entrará em campo, pois será poupado – junto com os outros titulares – no clássico contra o São Paulo. Fred, portanto, está a uma boa atuação de se tornar o primeiro colocado no Armandão. O Fluminense encara o Botafogo na última rodada.

Quem também tem motivos para comemorar é Paulinho. O volante do Corinthians teve uma boa atuação contra o Figueirense, recebeu nota 7,0 e entrou na lista dos cinco melhores, rebaixando a revelação Wellington Nem, do Figueira, para a sexta posição.

Eleito o craque da 37ª rodada, Felipe, do Flamengo, subiu para a quarta posição entre os melhores arqueiros, com média de 6,33. Júlio César, do Corinthians, é o quinto, com 6,31. Ambos desbancaram Márcio, do Atlético-GO, e Diego, do Ceará. Marcelo Lomba, do Bahia, permanece no topo com média 6,55, seguido bem de perto por Vanderlei (do Coritiba), que tem 6,50.

Entre os zagueiros, a falha clamorosa contra o Flamengo, que custou a derrota ao Colorado, refletiu na posição de Rodrigo Moledo. Ele caiu uma posição, ficando em quarto, com 6,06. Se Moledo lamenta, Jéci comemora. O xerife coxa-branca marcou de cabeça, contra o rebaixado Avaí, e chegou à terceira posição, com 6,18. Chicão, do Corinthians, que pode conquistar o título com um empate diante do arquirrival Palmeiras, segue em quinto.

Outras mudanças significativas ocorreram. Marcos, do Bahia, deixou Maranhão, do Coxa, em quinto entre os laterais-direitos, alcançando 5,96. Rafael Cruz, do Atlético-GO, lidera a posição. Entre os laterais-esquerdos, Kleber, do Inter, saiu do Top 5, cedendo o posto para Ávine, do Bahia, com média 5,83. O gol da vitória sobre o São Paulo fez Marcos Assunção subir uma posição entre os melhores volantes – agora está em terceiro, atrás de Casemiro, do Tricolor do Morumbi, e de Paulinho, do Corinthians.