Unidades estão instaladas no inteior do Estado.
O presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Manoel Tenório, declarou nesta terça-feira (29) que todos os criadores – que vacinaram os rebanhos bovinos e bubalinos contra aftosa – terão a declaração recebida nos escritórios das Unidades Locais de Sanidade Vegetal e Animal (ULSAV), instaladas no interior do Estado.
“Todos serão atendidos pelos nossos técnicos nos escritórios da Adeal. “Se for preciso, vamos até ampliar o horário de funcionamento para que ninguém fique sem fazer a declaração em Alagoas”, afirmou Tenório. A determinação foi repassada aos escritórios da Adeal que esperam receber nesta quarta-feira um fluxo maior de criadores com o encerramento da segunda etapa da campanha de vacinação.
Manoel Tenório alerta ainda que o criador deve fazer a declaração no escritório da Adeal do município onde a propriedade rural está situada. Na oportunidade, ele deve apresentar os seguintes documentos: nota fiscal de compra da vacina, CPF, Registro Geral (RG) e comprovante de residência. A Adeal alerta ainda que o criador que não fizer a declaração estará sujeito ao pagamento de multa e estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), além de ficar inadimplente junto a Agência.
“É preciso lembrar que a segunda etapa da campanha de vacinação é encerrada nesta quarta-feira (30). Com isso, o criador só pode comprar as doses da vacina nas lojas especializadas até esta quarta-feira, vacinando o rebanho e efetuando de imediato a declaração”, reforçou o presidente da Adeal.
Vendas – “Nesta última semana, a venda de vacina superou a movimentação de maio. Isso indica que os índices serão iguais ou melhores dos que foram registrados na primeira etapa da campanha realizada este ano”, afirmou o presidente da Adeal.
Segundo a Central de Selagem de Vacinas, foi disponibilizado para as lojas credenciadas de Alagoas o montante de 1,6 milhão de doses de vacina contra aftosa. Nesta segunda etapa, a campanha de vacinação pretende imunizar 97% de todo o rebanho do Estado, o que corresponde a 1,2 milhão de animais.
Dividida em duas fases, a primeira etapa da campanha de vacinação foi realizada em maio passado, imunizando 97% do rebanho alagoano. Segundo Manoel Tenório, a decisão de suspender a distribuição gratuita da vacina para criadores com até dez animais não deve alterar a meta estabelecida pela Adeal para esta segunda etapa da campanha.
“A venda da vacina aos pequenos criadores teve um acréscimo nas últimas semanas. Eles estão fazendo a parte deles, imunizando seus rebanhos. Suspender a doação da doses foi uma orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que foi aprovada pelo Comitê Estadual de Defesa Agropecuária. Estamos cumprindo a norma para que possamos ter uma base com dados mais consistente”, finalizou o presidente da Adeal.