Categorias: Maceió

Mais de 535 mil eleitores realizaram a biometria em Alagoas

O TRE espera que até a sexta-feira, dia 16, prazo final para cadastramento biométrico, 80% do eleitorado alagoano tenha passado pela biometria.

Railton Teixeira/Alagoas24Horas

Presidente do Tribunal Regional de Alagoas (TRE), desembargador Orlando Manso

Na tarde desta segunda-feira, 5, o presidente do Tribunal Regional de Alagoas (TRE), desembargador Orlando Manso, fez um balanço do processo de revisão biométrica em Alagoas e informou que até a última quinta-feira, 1º, 535.648 alagoanos já tinham realizado o recadastramento do título de eleitor.

O TRE espera que até a sexta-feira, dia 16, prazo final para o cadastramento biométrico, 80% do eleitorado alagoano tenha passado pela biometria.

Neste domingo, 11, o horário nas faculdades Cesmac e Fits será das 8 h às 17h. No dia 16, a biometria será encerrada às 14h por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As cidades de Capela, Cajueiro, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Anadia, Tanque D’arca, Junqueiro e Teotônio Vilela – que iniciaram a revisão biométrica antes dos demais município – terão o processo encerrado nesta sexta-feira, 9.

Já as cidades de Arapiraca, São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios apresentaram alguns problemas no decorrer da revisão e tiveram o prazo ampliado até março de 2012.

De acordo com desembargador Orlando Manso, o início da revisão biométrica foi marcado por vários empecilhos e dificuldades que gerou até bloqueios de vias. "Naquele momento, até o minitro do TSE, Ricardo Lewandowski, teria pedido para interromper a revisão em Alagoas, mas mandei um recado para ele afirmando que não iríamos suspender de forma alguma. Em todo Brasil, apenas Alagoas e Sergipe estão liberados para concluir a biometria", afirmou Manso.

O coordenador da revisão biométrica em Maceió, juiz Maurílio Ferraz, também participou da coletiva de imprensa e disse que os atendimentos diários passaram de 400 para quatro mil nos últimos meses após melhorias realizadas para a revisão biométrica.

"O tempo de espera era de cinco horas e hoje são de aproximadamente 30 minutos. Houve convênio com o Hemoal, onde o doador de sangue não precisaria enfrentar filas para a revisão e ainda parcerias com as clínicas de reabilitação do SUS. Além da contratação de 600 pessoas para ajudar o Recursos Humanos do TRE e a otimização do atendimento. Foram medidas simples, mas que ajudaram bastante no processo", afirmou Ferraz.

Para Ferraz, Maceió será a primeira capital brasileira a implantar a revisão biométrica. "Vamos elevar o nome do TRE nacionalmente".

Joaquim Gomes

Devido ao fato da prefeita eleita da cidade de Joaquim Gomes, Amara Cristina da Solidade (Cristina Brandão) e o vice e ex-prefeito José Siden Gomes Fragoso não terem sido diplomados por denúncias de corrupção, o município passará por novas eleições neste domingo, 11.

Neste pleito, os alagoanos já irão dispor do novo processo eleitoral. Serão convocadas Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

"A biometria vai acabar tanto em Joaquim Gomes como em outros municípios com o voto ‘formiguinha’, onde uma pessoa pega o título da outra para votar. A revisão irá acabar com a fraude em Alagoas", afirmou o desembargador Orlando Manso.