A pesquisa está disponível para consulta no endereço http://www.fecomercio-al.com.br/ifepd/
A pesquisa sobre o Perfil do Endividamento do Consumidor de Maceió, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), em parceria com o Banco do Nordeste, aponta que 71,9% dos consumidores maceioenses possuem dívidas. O resultado de dezembro é considerado favorável e representa uma redução de 10,3% em relação ao mês de novembro (82,2%).
Dos 71,9% dos consumidores maceioenses endividados, 45,2% estão adimplentes. Já 26,7% estão com dívidas em atraso. Esse percentual demonstra um declínio, pois em novembro as dívidas em atraso representavam 40%, ou seja, dezembro atingiu 13,3% a menos. Esses resultados para o mês de dezembro podem está associados ao uso do décimo terceiro salário por parte dos consumidores para liquidar dívidas e comprar no comércio à vista.
Outra boa notícia para o final de ano na capital alagoana é que dos 26,7% dos consumidores com dívidas em atraso, o índice de inadimplência corresponde a 6,3%, isto é, registrou queda em relação ao mês passado, quando a inadimplência foi de 7,0%. Este índice se refere ao percentual de consumidores que apresentam dívidas com mais de 90 dias em atraso. Na média dos seis últimos meses do ano, o índice de inadimplência alcançou 6,2% dos consumidores consultados pela pesquisa.
O percentual da renda dos consumidores comprometido com dívidas também reduziu para 35,6%, em dezembro. Em novembro, esse dado chegou a 38,7%. A média do comprometimento da renda familiar dos consumidores de Maceió nos últimos seis meses do ano alcançou 35,4%, acima do limite prudencial de 30% como é recomendável para que as despesas mensais com dívidas não ultrapassem a renda líquida do consumidor.
Para o Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), os resultados da última pesquisa do ano devem ser comemorados porque todos os indicadores – que verificam os riscos que o consumidor corre com relação ao seu comportamento diante da captação de dívidas – recuaram.
PRODUTOS E SERVIÇOS – Os tipos de produtos e serviços mais adquiridos contraindo dívidas em dezembro foram alimentação (25,5%), vestuário (22,7%) compra de veículo (21,8%), educação (19,3%), aluguel residencial (14,3%), compra de imóvel (712,4%), eletrodomésticos (9,2%), eletroeletrônicos (9%), seguros (7,5%), móveis residenciais (7,5%) e tratamento de saúde (6,9%).
Entre os itens de despesas que mais endividaram os consumidores em dezembro estão supermercados (25,1%), veículos (24,2%), habitação (24,1%), educação (24%), vestuário (21,1%), eletroeletrônicos (16,3%), eletrodomésticos (8,3%), tratamento de saúde (8%), móveis (7,3%) e seguros (4%).
Os cartões de créditos continuam a liderar o ranking de responsável pelo endividamento do consumidor, em dezembro, com 70,5%. Em novembro, esse percentual foi de 76,3%, bem maior e a tendência tem sido de queda. O financiamento participa com 30,3% das modalidades de endividamento. Seguido dos empréstimos pessoais (9%), carnês de loja (4,7%), cheque especial (3,6%) e cheques pré-datados (3,4%).
O perfil de endividamento é a curto e médio prazos, ou seja, 33,2% dos pesquisados têm dívidas com prazo entre três meses e um ano; 48,7%, mais que um ano, e 18,1%, menos de três meses. Quase 32,5% dos consumidores têm dívidas com valores entre R$ 500 e R$ 1.000; 19,4%, entre R$ 1.000 e R$ 1.500, e 10,7% até R$ 500. Acima de R$ 1.500, o percentual de endividados alcança 48%.
Em relação ao mês de novembro, o consumidor da capital alagoana continua aumentando o prazo das dívidas e o percentual de endividamento acima de R$ 2 mil também vem aumentando. A novidade mesmo está na redução dos índices de endividamento e inadimplência do consumidor de Maceió que é considerado um ótimo resultado e traz confiança para as relações de mercado e o comércio.
A pesquisa está disponível para consulta no endereço http://www.fecomercio-al.com.br/ifepd/