Esta será a primeira vez que o Hemoal se integra ao Movimento Doe Sangue Brasil, que já é realizado nos demais hemocentros brasileiros.
O Movimento Doe Sangue Brasil realiza neste sábado (10), das 8h às 17h, uma campanha de doação de sangue no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizado próximo ao Estádio Rei Pelé, no bairro Trapiche, em Maceió. Durante a ação – que tem como objetivo formar um estoque estratégico para o Réveillon e Natal – os voluntários irão receber um camiseta, além de um lanche especial.
Esta será a primeira vez que o Hemoal se integra ao Movimento Doe Sangue Brasil, que já é realizado nos demais hemocentros brasileiros. Segundo a organizadora da campanha em Alagoas, Maria Luíza Santos, a ideia de criar o projeto surgiu depois que foi verificado o aumento do consumo de sangue durante o mês de dezembro.
“O Doe Sangue Brasil é um movimento composto por voluntários, que fazem parte das redes sociais, que atuam incentivando a doação de sangue. Neste dia os voluntários também podem se cadastrar como doadores voluntários de Medula Óssea”, informou Maria Luíza dos Santos.
Quem pode ser doador de sangue – Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos.
É indispensável, que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.