Se a seleção brasileira de futebol de areia tem encontrado dificuldades contra equipes de outros continentes, sua hegemonia na América do Sul continua intacta. Na noite deste domingo, na final dos Jogos Sul-Americanos de Praia, disputados na praia de El Murciélago, em Manta, no Equador, o Brasil goleou o Paraguai por 7 a 0 e conquistou o bicampeonato invicto do torneio, com o melhor ataque e defesa: 32 gols pró e nove contra. Além disso, o time alcançou a marca de 400 vitórias em 419 jogos oficiais na modalidade. Na competição geral, este foi o último dos 12 ouros do país, que fechou o quadro de medalhas na liderança.
André, Bruno Xavier, Sidney, Dino Tambaú, Anderson, Souza e Fernando DDI marcaram para o Brasil. Bruno Xavier, que balançou as redes nove vezes, terminou como um dos artilheiros da competição ao lado do equatoriano Conforme. Na disputa do terceiro lugar, o Equador subiu ao pódio após derrotar a Argentina por 7 a 6.
Este é o primeiro título da equipe sob o comando do técnico Guga Zloccowick. O treinador pernambucano, de 34 anos, assumiu o cargo há exato um mês, e levou o time à decisão nas duas competições que disputou até agora. Em novembro, no Torneio Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes, a seleção perdeu para a Rússia e ficou com o vice-campeonato.
– É um título que coroa o trabalho que estamos fazendo e a dedicação desse grupo maravilhoso. Fico feliz por ver o Brasil novamente no alto do pódio de uma competição importante, como são os Jogos Sul-Americanos, vencendo adversários tradicionais, jogando bonito e sendo eficiente. Todos estão de parabéns pela entrega, pela vontade, o grupo fez por merecer o título.
Com a taça, a seleção desembarca no Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira. O grupo de jogadores que vai disputar a Copa Lagos, na Nigéria, entre os dias 16 e 18 de dezembro, embarca na tarde do mesmo dia para a África, ao lado do técnico Guga Zloccowick e do preparador-físico Joelson dos Santos. No quadrangular na Nigéria estarão, além de brasileiros e dos anfitriões, as seleções da Inglaterra e da África do Sul.
Confira todas as medalhas do Brasil nos Jogos Sul-Americanos de Praia:
Ouros: wakeboard, futebol de areia, rúgbi, handebol de praia (duas), surfe (duas), vela (três) e vôlei de praia (duas)
Pratas: wakeboard, maratona aquática, surfe
Bronzes: maratona aquática, surfe, vela e vôlei de praia