De janeiro a novembro, estoque de empregos cresceu 5,98%; setor do comércio foi o que registrou maior incremento este mês.
O ano de 2011 foi promissor quanto aos investimentos do Governo do Estado para alcançar o saldo positivo de empregabilidade. A contribuição da construção civil é reflexo dessa postura, com projetos estruturantes como a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico, que vem mudando o panorama industrial alagoano. De janeiro a novembro, o estoque de empregos cresceu 5,98% – só a construção civil gerou 7.256 novos postos, um crescimento de 27,36%. A inauguração de seis hotéis impulsionou o setor de serviços, que registrou 5.693 novos empregos, e o comércio atingiu 3.799 postos.
As inaugurações que acontecem esta semana no Polo Luiz Cavalcante, em Maceió, e no Polo Nascimento Leão, em Arapiraca, fazem parte de um conjunto de mudanças que vem ocorrendo em Alagoas, assim como a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico, com a inauguração das empresas Ultratherm e Plastmar. Somente nos últimos cinco anos, foram 30 novas indústrias de médio e grande porte instaladas no Estado.
E esse desenvolvimento econômico vem se refletindo na empregabilidade. Em novembro, a contratação de trabalhadores com carteira assinada registrou um crescimento de 0,58% em Alagoas se comparado a outubro deste ano, atingindo um resultado acima da média do Nordeste, que teve 0,33%, e da média do País, com 0,11%. Já no estoque de empregos, o incremento deste mês foi de 2.030 novos postos de trabalho.
A maior contribuição foi do setor de comércio, com um saldo positivo de 1.109 empregos formais, resultado influenciado pelo tradicional aquecimento das festas de final de ano. Também contribuíram para isso o aumento da renda e do poder de consumo do alagoano, o que atraiu grandes redes varejistas para o Estado, a exemplo dos grupos Carrefour, Walmart, Pão de Açúcar e Magazine Luiza. Em seguida, está o setor de serviços, com 351 novos empregos; a construção civil, com 261, e agropecuária, com 173.
Quanto à evolução do emprego formal em novembro nos municípios com mais de 30 mil habitantes, a capital Maceió registrou 1.314 postos, enquanto Arapiraca teve 275; União dos Palmares, 180; Atalaia, 169; e Coruripe, 90.
Segundo o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Herbert Motta, o Programa Qualifica Alagoas vem como uma das importantes ações da pasta para garantir a inserção de mão de obra no mercado de trabalho já a partir de dezembro. “A intermediação desses novos profissionais foi feita por meio dos postos do Sine [Sistema Nacional de Emprego], o que facilitou a contratação de mais de 100 alunos que participaram da primeira etapa do programa”, considerou.
Alagoas conta com 14 postos do Sine, sendo nove no interior e cinco na capital. Coruripe ganha uma unidade no mês de janeiro e, em breve, Marechal Deodoro também terá a sua – o acordo de cooperação técnica e operação para a devida implantação já foi assinado. Para informações, o Sine Jaraguá pode ser contatado pelo número 3315-1875 e pelo endereço eletrônico www.trabalho.al.gov.br.