Expectativa era de crescimento de 6,5%, segundo presidente da entidade. Pesquisa foi feita com 150 varejistas que reúnem cerca de 6.400 lojas.
As vendas nos shopping centers brasileiros cresceram 5,5% no Natal deste ano em relação ao mesmo período de 2010, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (26) pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).
Inflação medida pelo IPC-S acelera em 5 de 7 capitais, diz FGVIngleses correm às lojas no início da temporada de descontos no paísOs dados foram levantados com 150 empresas de varejo associadas, que reúnem cerca de 6.400 lojas em todo o Brasil.
Segundo o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, o desempenho foi considerado positivo, apesar de menor do que o esperado. Em meados de 2011, levantamento feito pela entidade previa crescimento de 6,5%.
Sahyoun aponta a crise econômica europeia como uma das causas para as vendas menores do que o previsto. "O consumidor preferiu segurar um pouco mais para ver o que acontece neste primeiro trimestre para voltar a consumir", afirma. "Mas o importante foi manter o crescimento", garante.
"No inicio do ano tivemos uma boa oferta de crédito, as prestações com prazo longo, o aumento de renda do trabalhador, a ampliação do emprego formal e a valorização do real. O varejo pode festejar", acrescenta.
Um dado que, segundo a Alshop, demonstra o bom momento do setor de shoppings é o faturamento anual de R$ 104 bilhões em 2011, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. Já no varejo total do país, o valor estimado é de R$ 705 bilhões, um aumento de 10,5% sobre 2010.
Roupas
Um dos segmentos que mais decepcionou nas vendas de Natal foi o de vestuários, diz a entidade. Em função da alta 20% no custo do algodão e de um mês de outubro fraco, segundo a Alshop, o aumento nas vendas foi de apenas 2%. A venda de perfumes e cosméticos, por sua vez, teve ampliação significativa, de 13%, e a de óculos, bijuterias e acessórios cresceu 15%.
Internet
A Alshop apresentou também dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico que mostram a evolução das vendas pela internet. Serão arrecadados R$ 18,7 bilhões até o final do ano, um aumento de 26% em relação a 2010, apontam os dados.