Categorias: Política

Chamariz: o novo deputado federal de Alagoas

Ele assume um mandato depois de disputar quatro eleições.

Agência Câmara

Chamariz (esq.) quando foi empossado na Câmara

Depois de disputar quatro eleições, sendo duas para vereador por Maceió e duas para deputado federal e em todas ficar como suplente, o evangélico Antônio Carlos Ramos, mais conhecido como Chamariz, finalmente conseguiu assumir um mandato político. Com a eleição do deputado federal Cristiano Matheus para prefeito de Marechal Deodoro em 5 de outubro passado, Chamariz herdou a vaga de titular na Câmara dos Deputados e já tomou posse na última segunda-feira, dia 6, junto com outros suplentes, em sessão solene com presença do presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Chamariz foi candidato a vereador nas eleições de 2000 e de 2008. Na primeira disputou pelo PSC e obteve 1.611 votos. Na segunda eleição em 5 de outubro passado conseguiu 4.154 votos pelo PTB, insuficientes para lhe garantir um mandato na Câmara da capital alagoana. Em 2002 pela primeira vez tentou chegar à Câmara Federal disputando um mandato pelo Prona e obteve 18.590 votos. Nas eleições de 2006 foi novamente candidato, desta vez já pelo PTB e conquistou 26.465 votos, ficando na segunda suplência da coligação, que elegeu os deputados Benedito de Lira, Cristiano Matheus, Francisco Tenório e Gerônimo Ciqueira.

Com a morte do deputado Gerônimo Ciqueira e a posse de Augusto Farias, que era o primeiro suplente e a eleição de Matheus a prefeito de Marechal Deodoro, Chamariz – que possui ligações com a Igreja Assembléia de Deus – passa a ser o mais novo representante da bancada alagoana na Câmara Federal. Por integrar um partido da base do governo Lula, o novo deputado alagoano deve fazer parte da bancada de apoio ao governo federal na Câmara.