Trabalho foi iniciado nesta terça-feira.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de Controle da Dengue, intensificou as ações de prevenção contra a dengue em toda Maceió. A prioridade está sendo dada aos bairros litorâneos, partindo de Ipioca até o Pontal da Barra, incluindo Mangabeiras e Ponta da Terra.
O trabalho, iniciado nesta segunda-feira (12), conta com inspeção domiciliar, inspeções feitas pelos agentes de saúde acompanhados por fiscais da Vigilância Sanitária Municipal (Visa) e Vigilância Ambiental a pontos estratégicos da cidade, como borracharias, ferros-velhos, cemitérios, entre outros.
De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Herbert Charles, o plano de ação foi elaborado com o intuito de intensificar o combate à Dengue na capital, promovendo o acesso mais eficaz à prevenção por parte da população. Ainda dentro das propostas do plano serão intensificadas as ações nas construções de grande porte, onde os profissionais da SMS também conduzirão palestras sensibilizadoras com foco no combate ao mosquito transmissor da dengue.
A SMS avisa que os imóveis fechados, abandonados e com recusas também serão inspecionados. Para isso, contará com o apoio da Polícia Militar e do serviço de chaveiros. "Essas medidas se fazem necessárias, visto que nesses locais podem existir focos e larvas do mosquito que precisam ser combatidas", esclarece Charles.
Com relação aos terrenos baldios, a SMS informa que, através do apoio de outros órgãos municipais, fará o monitoramento, visto que, nesses locais, muito lixo é despejado, o que contribui para evolução de criadouros.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém unidades de referência para o atendimento de casos suspeitos de dengue. O serviço está disponível para a população desde abril de 2008, funcionando todos os dias, das 8h às 20h, nas unidades João Paulo II (Jacintinho) Ib Gatto Falcão (Tabuleiro), do PAM Dique-Estrada (Vergel), PAM Bebedouro e PAM Salgadinho.
Esses locais contam com equipes exclusivas, compostas por médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Já para a população infantil, o município de Maceió conta com a parceria das clínicas pediátricas AMAI (Ponta Grossa), Santa Maria (Poço), Guri (Cambona) e Frei Damião (Jacintinho), com atendimento 24h, incluindo internação.