Agora já são dez autoescolas descredenciadas.
O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), Antonio Sapucaia, descredenciou, em portaria publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (30), mais três Centros de Formação de Condutores (CFCs): as autoescolas Pinheiro e Exata, localizadas em Maceió, e Ética, na cidade de Viçosa. Agora são dez os CFCs impedidos de funcionar em Alagoas.
Assim como as demais autoescolas descredenciadas desde que Sapucaia assumiu a direção do órgão, em agosto passado, as comissões de servidores do Detran responsáveis pela instauração dos processos investigatórios das respctivas CFCs, detectaram diversas irregularidades documentais.
As três autoescolas descredenciadas também estão entre as 47 que objeto de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) no final do ano passado. O MPE pede que todas elas sejam impedidas de funcionar, devido a irregularidades constatadas em dois anos de investigação. A ação civil pública aguarda decisão judicial.
Entre os meses de março e maio do ano passado, uma comissão do Serviço de Controle de CFCs, da Coordenação de Educação para o Trânsito (Edutran) do Detran-AL, constatou irregularidades de maior ou menor gravidade em 98% das autoescolas que operam em Alagoas.
Nos últimos cinco meses, dez dos 64 CFCs existentes em Alagoas foram descredenciados por irregularidades: as autoescolas Aliança (de Arapiraca), União (União dos Palmares), Atalaia (na cidade do mesmo nome), Ética (em Viçosa), Exata, Nossa Senhora das Dores, Santa Helena, Pinheiro, Pinheiro (Filial) e Direplan, estas seis em Maceió.