Leão da Ilha venceu o Central por 3x1.
Do JC OnLine
O Sport jogou com consciência para garantir a conquista do primeiro turno e a vaga na final do Campeonato Pernambucano 2009 na vitória por 3×1 diante do Central nesta quarta-feira (11), no Luiz Lacerda. Com isso, o rubro-negro chegou aos 28 pontos e não pode ser alcançado por mais nenhum adversário na última rodada, que transformou o clássico com o Náutico, no sabado (14) em mero amistoso.
Os leoninos não deixaram o tempo passar muito para impor seu ritmo e numa jogada que tornou-se a melhor arma no ano passado saiu o primeiro gol. Aos seis minutos, Paulo Baier bateu falta do lado direito. César subiu mais que todo mundo e mandou forte para o fundo das redes.
Com o gol cedo, o time rubro-negro mostrou até um certo comodismo com o placar, já que seu sistema defensivo não permitia que os centralinos chegassem muito perto da área de Magrão. Aos 15 minutos, uma tabela entre Ciro e Wilson terminou com um chute perigoso deste último, que Davi espalmou para a frente e a zaga completou afastando.
A maior parte do primeiro tempo seguiu sem grandes lances de emoção. Mesmo com mais posse de bola, o Central tinha dificuldade para chegar em condições de finalizar. E o Sport até que chegou a permitir uma certa pressão dos caruaruenses, pois tinha dificuldades nos rebotes.
As coisas só mudaram no fim quando Moacir tentou cruzar aos 40 minutos e a curva da bola traiu o goleiro Davi. Ela ainda bateu na trave antes de entrar. Foi o primeiro gol de Moacir com a camisa rubro-negra.
Para o segundo tempo, o técnico Nelsinho Batista voltou com Andrade no lugar de Sandro Goiano. A marcação, que já era boa com Hamilton em grande noite, melhorou e o Sport diminuiu a maior posse de bola da Patativa. Por outro lado, o setor ofensivo sofreu mais um pouco, já que o meio-de-campo deu preferência aos lançamentos longos.
O primeiro lance de perigo veio através do Central. Num cruzamento da esquerda, Fábio Silva mergulhou de cabeça e acertou a trave direita de Magrão. Também com a cabeça, Durval respondeu aos 17, mas a bola foi no meio do gol sem dificuldade para Davi.
Aos 20 minutos, Luciano Henrique entrou no lugar de Wilson para dar mais posse de bola ao ataque e, seis minutos depois, foi a vez de Ciro dá lugar a Weldon. O time da Ilha prendeu a bola um pouco mais na frente e voltou a ficar mais perto do gol. Aos 32, Luciano Henrique recebeu de Paulo Baier dentro da área e acertou a rede, pelo lado de fora. Porém, dois minutos depois, ele não perdoou. A falta – sofrida por Weldon – foi batida com perfeição no ângulo direito.
Com os 3×0 a poucou mais de dez minutos do fim da partida, era hora de segurar o jogo. O Central foi mais à frente e diminiu aos 42, Gil cruzou da linha de fundo e Magrão deu rebote. Careca estava bem colocado e empurrou para o fundo das redes. Aos 46, Adeíldo ainda arriscou de longe, mas o goleiro rubro-negro pegou sem dificuldade.
Confira a campanha que deu o primeiro turno ao Sport:
Sport 4×0 Vitória-PE – Ilha do Retiro
Salgueiro 0x2 Sport – Cornélio de Barros
Sport 3×0 Serrano – Ilha do Retiro
Sport 1×0 Sete de Setembro – Ilha do Retiro
Porto 0x1 Sport – Luiz Lacerda
Ypiranga 1×4 Sport – Otávio Limeira
Sport 3×1 Petrolina – Ilha do Retiro
Sport 2×0 Cabense – Ilha do Retiro
Santa Cruz 1×1 Sport – Arruda
Central 1×3 Sport – Luiz Lacerda
Ficha do jogo:
Central: Davi; Russo (Gil), Sidney, Bebeto e Adeíldo; César Baiano, Márcio, Aílton e Danilo (Heider); Cláudio (Careca) e Fábio Silva. Técnico: Roberto de Jesus.
Sport: Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Hamilton, Sandro Goiano (Andrade), Paulo Baier e Bruno Teles; Ciro (Weldon) e Wilson (Luciano Henrique). Técnico: Nelsinho Batista.
Local: Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Árbitro: Wílson Souza. Assistentes: Jossemmar Diniz e Alcides Lira. Gols: César, aos seis; Moacir, aos 40 do primeiro. Luciano Henrique, aos 34; Careca, aos 42 do segundo. Cartões amarelos: Cláudio, Magrão, Durval e Sandro Goiano.