Lançamento acontece nesta quinta-feira, às 14h30.
Esse ano o tema da Campanha da fraternidade será: “Fraternidade e segurança pública” e o lema será: “A paz é fruto da justiça”. Visando os problemas mais atuais com a violência urbana, os temas desse ano fazem com que as pessoas reflitam sobre nossos problemas sociais internos para resolver-los da melhor maneira possível.
A Campanha da Fraternidade (CF), realizada todos os anos pela CNBB, teve início em 1964 com temas que diziam respeito apenas à Igreja. A partir de 1973, a CF começou a mostrar uma maior preocupação com a realidade social do povo brasileiro e os temas começaram a dar destaque a promoção da Justiça e a situações existenciais do povo brasileiro como a realidade sócio-econômico-política, marcada pela injustiça, pela exclusão e por altos índices de miséria.
De acordo com o Padre Toffoli, uma das motivações para que o tema da CF de 2009 seja a Segurança Pública foram os constantes pedidos feitos pela Pastoral Carcerária, organismo pertencente à CNBB que cuida da evangelização em unidades prisionais de todo o país. Além da Pastoral Carcerária, as dioceses e as regionais da Conferência por todo o país também solicitaram a adoção desse tema.
Em Maceió, o lançamento oficial da campanha acontece nesta quinta-feira, 26, a partir das 14h30, na Praça Deodoro, com a presença do acerbispo metropolitano de Maceió, Dom Antonio Muniz, além de entidades ligadas à area de direitos humanos e segurança pública.