Projeto reúne agricultores de cinco municípios alagoanos.
O prefeito Areski Freitas, o Kil (PTB) participou nesta terça-feira, 3, da abertura da reunião do grupo gestor do APL da Laranja do Vale do Mundaú, ocorrida no auditório do centro administrativo Antônio Gomes de Barros. Na reunião foram debatidos temas referente a articulação da APL, além dos projetos do Festival da Laranja e a Indústria de Esmagamento de Fruta para beneficiamento de toda laranja produzido pelos pequenos produtores da região.
Na ocasião o prefeito Kil, destacou que todo apoio necessário para o crescimento da agricultura familiar no município tem sido dispensada por sua gestão. "No nosso governo várias ações estão sendo desenvolvidas em favor do agricultor familiar. Posso citar, por exemplo, a inauguração da Casa do Agricultor e a recuperação das estradas da zona rural para que o agricultor possa escoar a produção agrícola", destaca Kil.
Kil foi o único prefeito presente ao encontro da APL, que reúne cinco municípios da região: União dos Palmares, Santana do Mundaú, Branquinha, São José da Laje e Ibateguara, além de Chá Preta, como município convidado para essa reunião articulada pela Secretaria de Planejamento, Sebrae-Alagoas, Ministério do Desenvolvimento Agrícola, Incra, Secretaria de Estado da Agricultura e secretarias de Agricultura dos municípios envolvidos no projeto.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de União, Manoel Bernardo, o APL da Laranja reúne hoje através de articulação do grupo gestor outros projetos como Agro Pólo, Território da Cidadania, ambos em parceria com o MDA, Sebrae e governo do Estado. "A nossa articulação hoje reuniu além da APL da Laranja, o Agro Pólo e o Território da Cidadania em torno da agricultura familiar", afirma o secretário.
Além do prefeito Areski Freitas, participaram da reunião o secretário de Agricultura de União dos Palmares, Cícero Costa; Cristina Loureiro, do Sebrae-AL; Ana Paula, gestora do Agro Pólo; Leila Flávia, da APL; representantes do MDA e Incra, secretários de Agricultura dos municípios envolvidos no projeto, além de representantes dos agricultores da região.