A presença do prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus (PMDB) acompanhando junto aos comerciantes os trabalhos de demolição de cinco barracas na orla da Praia do Francês, litoral Sul de Alagoas, gerou críticas por parte de alguns internautas.
Segundo as informações fornecidas, o prefeito teria prometido – quando candidato – que nenhuma das barracas seria demolida durante a sua gestão, que tem pouco mais de dois meses.
No local das demolições, Matheus informou que a decisão da Justiça Federal é irreversível e que até o final deste ano – ao contrário do que foi prometido durante a campanha – todas as barracas deverão ser demolidas.
Matheus informou ainda que a prefeitura está trabalhando em um projeto de reurbanização da orla junto com a Advocacia Geral da União, pois sabe da necessidade do comércio para atender os visitantes da praia do Francês. “Estamos fazendo junto com a AGU um estudo completo de impacto ambiental que vai determinar quantas barracas e como os pontos comerciais poderão funcionar para atender a demanda sem agredir o meio ambiente”, explicou.
As cinco barracas demolidas hoje foram a Suíça Carioca, Tarrafas, Olinda, Coringa e Do Pintinho. As demolições ocorreram por determinação da Justiça Federal e fazem parte de uma reintegração de posse que atende a solicitação da Advocacia Geral da União. A ação alega que a área pertence à Marinha e as barracas estariam prejudicando o acesso à praia.
A prefeitura ainda não tem um levantamento específico de quantas pessoas ficarão desempregadas com demolição das barracas.