Categorias: Saúde

Hemoal realiza Dia D para orientar mulheres

Apenas 25% do sangue coletado em Alagoas é doado por mulheres

Assessoria

Mulheres serão orientadas sobre doação de sangue

Todas as mulheres que estejam em perfeito estado de saúde, tenham entre 18 e 65 anos de idade e não estejam grávidas ou amamentando podem se candidatar a doação de sangue. mesmo assim, apenas 25% do sangue coletado pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal) é doado por mulheres e, para aumentar este índice, a Hemorrede Pública de Alagoas promove, nesta sexta-feira (6), o Dia D de Conscientização sobre Doação Feminina, que tem como slogan “Mulher: além de gerar vidas, você tem o poder de salvá-las”.

Para isso, uma programação especial foi montada na sede do Hemoal, situada em Maceió, próximo ao Estádio Rei Pelé, no bairro Trapiche, onde será distribuído material educativo, sorteadas cortesias para duas cademias, limpeza de pele e massagens, além de pequenos brindes como gesto de agradecimento às doadoras mulheres. A programação começa às 09 horas desta sexta-feira e se encerra às 18, focando a doação feminina como ponto crucial para se alcançar os 4% de doações anuais, que já seriam suficientes, segundo o Ministério da Saúde, para não faltar sangue em nenhum hemocentro brasileiro e, principalmente no alagoano.

“As mulheres ainda têm muitas dúvidas quanto à doação de sangue feminina, pois muitas delas imaginam não poderem se candidatar à doação. Para a grande maioria, o fato de menstruarem impede este gesto solidário, mas, este processo se constitui em um fluxo natural do organismo feminino e, por isso, a doação de sangue não traz males à saúde”, ressalta a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, médica Izaura Alves Pinto, evidenciando que a única alteração em relação à doação masculina é o fato das mulheres terem que respeitar três meses de intervalo entre cada doação, enquanto que os homens ficam impedidos, apenas, por dois.