Categorias: Meio Ambiente

Neafa: você pode salvar um animal do sacrifício

Desde a sua fundação, em 2003, a ONG vem tentando sensibilizar a sociedade para a necessidade de resgatar e cuidar dos animais abandonados, mas a luta não tem sido nada fácil.

Sem ração para alimentar os animais resgatados das ruas, sem verbas e apoio do Governo e dos órgãos de proteção ambiental, o Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) deve fechar as portas nos próximos dias. Desde a sua fundação, em 2003, a ONG vem tentando sensibilizar a sociedade para a necessidade de resgatar e cuidar dos animais – cães e gatos, em sua maioria – abandonados, mas a luta não tem sido nada fácil.

Campanhas semanais para doação de ração, mão-de-obra e dinheiro vêm sendo realizadas pelos voluntários e colaboradores da ONG para garantir o funcionamento do local, mas as arrecadações são inferiores aos custos de manutenção do Neafa. O resultado – prevêem os diretores – será a entrega dos animais ao Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), que pode terminar no sacrifício dos animais, conforme Lei Municipal 5.318/03, que prevê o sacrifício após 72 horas de reclusão, dentre as atribuições do CCZ.

Para os voluntários, o fechamento do Neafa é um retrocesso, já que a sociedade alagoana começava a entender a importância da conscientização, da posse responsável dos animais, da esterelização e controle de zoonozes, sobretudo na periferia da capital. Em 2004 foram realizadas 88 cirurgias; em 2005 foram realizadas 811; em 2006 foram realizadas 2.034 e, em 2007, foram realizadas 2.430 cirurgias, totalizando 5.363 esterilizações.

Neste sábado a coordenação do Neafa realiza uma campanha de adoção dos animais que visa mobilizar toda a sociedade para a importância de mantê-los vivos em um lar. A ONG estará funcionando a partir das 7h30 da manhã. Os interessados em adotar um animal, ou colaborar com a ONG, devem comparecer ao local, ou entrar em contato pelo telefone: 3221.0193.