Equipe alagoana aguenta sufoco na Vila Belmiro e vai enfrentar o Coritiba (PR) na próxima fase da competição.
O CSA está ameaçado de rebaixamento no Campeonato Alagoano, bem diferente do Santos, finalista do Paulistão. A disparidade entre as equipes, porém, desapareceu na Copa do Brasil. Com Fabão e Kléber Pereira na reserva, preservados justamente para a decisão contra o Corinthians, o Santos não contava com a excelente exibição do goleiro Jeferson e foi surpreendido pelo CSA, que venceu por 1 a 0 na Vila, nesta quarta, eliminando o time da Baixada do torneio nacional.
No primeiro confronto, houve empate por 0 a 0. O CSA prossegue na competição. O Coritiba é o próximo adversários dos alagoanos, que passaram para as oitavas da Copa do Brasil.
O plano do Santos de uma classificação tranquila ruiu logo aos 7 min. Na única finalização certa em gol do CSA nos 45 min, Júnior Amorim aproveitou belo passe dado por Fábio Lopes e abriu o placar. O gol fez o Santos partir para o ataque. Empate com gols classificava o time de Alagoas às oitavas da Copa do Brasil.
A preparação para as finais do Paulista fez Vagner Mancini preservar os jogadores Fabão, Paulo Henrique Lima e Kléber Pereira. O clima de decisão estadual interferiu no rendimento dos jogadores. A falta de apatia do time santista era nítida nesta quarta, diferente do desempenho apresentado nas semifinais do Paulistão.
Madson e Neymar arriscaram poucas tabelas na etapa inicial. Nos poucos momentos em que o Santos esboçou jogadas ofensivas, o time ora levava perigo ora era parado na violência. Quatro atletas do CSA receberam cartão amarelo nos 45 min iniciais. A ausência de Pereira foi sentida.
Encostado no elenco alvinegro, Lucio Flavio ganhou nova oportunidade entre os titulares. Apagado, o meia não deu mobilidade ao meio-campo na primeira metade de jogo.
O CSA tratou de reforçar a retranca após abrir o marcador. Fábio Costa passou a ser um mero espectador no 1º tempo. Em noite inspirada, o goleiro Jeferson fez três defesas difíceis no primeiro tempo.
O drama santista aumentava no 2º tempo. Aos 15 min da etapa complementar, Mancini decidiu cortar o descanso de Kléber Pereira e Paulo Henrique Lima. Saíram Lucio Flavio e Roni. Pouco depois foi a vez de Neymar ser sacado.
Aplicado taticamente, o CSA controlava os avanços do Santos, que tinha dificuldade para finalizar. A noite ficou evidente aos 32 min do 2º tempo, quando Pereira perdeu gol incrível de cabeça, na pequena área e sem marcação. A reserva parece ter mexido com Pereira, que perdeu outros gols dentro da área.
A expulsão de Junior Amorim aumentou a pressão do Santos. O sonho do Santos classificação às oitavas esbarrou no goleiro Jeferson, que fez duas excelentes defesas em arremates de Pereira, mantendo o time alagoano na Copa do Brasil. Germano ainda fez um gol nos acréscimos, mas a arbitragem assinalou impedimento.
Santos o x 1 CSA
Santos: Fábio Costa; Luizinho, Astorga, Fabiano Eller e Triguinho; Pará, Germano, Lucio Flavio (Paulo Henrique Lima), Madson e Neymar (Róbson); Roni (Kléber Pereira)
Técnico: Vagner Mancini
CSA: Jeferson; Juninho Caiçara, Carlos Diogo, Fábio Lima e Marciano (Leandro); Anderson, Jean, Magno e Júnior Amorim; Camilo (Ricardo Miranda) e Fábio Lopes
Técnico: Gilmar Batista
Data: 23/04/2009 (quarta-feira)
Local: estádio Vila Belmiro, em Santos/SP
Árbitro: Maurício Aparecido de Siqueira (MT)
Auxiliares: Fabio Rodrigo Rubinho (MT) e Luiz Fernando da Silva (MT)
Cartões amarelos: Camilo, Magno, Fábio Lima, Carlos Diogo, Junior Amorim, Marciano (CSA)
Cartão vermelho: Junior Amorim
Gols: Júnior Amorim, aos 7 min da 1ª etapa