Intuito é evitar novos deslizamentos em áreas de risco.
Devido às intensas chuvas, a Defesa Civil distribui, nesta segunda-feira, 11, lonas com o intuito de evitar novos deslizamentos nas áreas consideradas de risco em Maceió.
De acordo com a Defesa Civil, há várias equipes espalhadas por diversos pontos da capital alagoana, entre eles, Grota do Rafael e Vale do Reginaldo. Até o momento, os técnicos já entregaram cerca de 300 metros de plástico preto, que visa cobrir as barreiras.
Durante o fim de semana, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) registrou 28 ocorrências. As maiores incidências foram de alagamentos, deslizamentos de encostas e desabamentos de residências. Até esta tarde, 17 pessoas estão desalojadas e instaladas na casa de amigos e parentes.
Desde o início do mês de maio que a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil está em alerta para possíveis chuvas fortes na capital, monitorando as áreas de risco da cidade.
Os técnicos da Defesa Civil aproveitam a oportunidade para orientar os moradores sobre as medidas de segurança que devem ser tomadas para evitar problemas nas áreas de críticas durante o inverno. Eles alertam que as famílias moradoras das zonas de risco procurem sair de suas casas rapidamente, procurando abrigos ou casas de amigos e parentes.
Mesmo com grandes riscos de desmoronamento, os moradores da Favela do Bolão se recusaram a realizar o cadastro de saída, conforme informou a Defesa Civil.
A ação dos moradores poderá acarretar em acidentes graves. Segundo a Defesa Civil, a situação no local é preocupante, mas não pode obrigar que as famílias saiam do local, apenas orientam.