São Marcos brilha novamente e garante classificação alviverde diante do Sport.
Dez anos depois de brilhar na conquista da Libertadores da América, Marcos novamente deu alegria aos palmeirenses em uma disputa por pênaltis da principal competição de clubes do continente e comandou a suada classificação às quartas-de-final do torneio. Na noite desta terça-feira, na Ilha do Retiro, o goleiro segurou a pressão do Sport durante a maior parte do tempo, viu seu time sair derrotado por 1 a 0 no tempo normal, mas garantiu vaga à próxima fase ao defender três cobranças de tiros livres.
Principal ídolo do elenco alviverde, Marcos foi decisivo na derrota pelo placar mínimo e voltou a comprovar a sua fama de pegador de pênaltis ao defender os chutes de Luciano Henrique, Fumagali e Dutra na disputa que terminou 3 a 1 para os paulistas, que contaram com o sucesso das conclusões de Marcão, Danilo e Armero, enquanto Mozart desperdiçou a primeira cobrança. Do lado derrotado, apenas Igor balançou as redes, mas viu sua equipe ser eliminada.
Algoz alviverde na temporada passada ao ser responsável pela eliminação na Copa do Brasil e derrotas no Campeonato Brasileiro, o Sport se despede da Libertadores um dia antes de completar 104 anos de sua fundação. Mesmo assim, o time comandado por Nelsinho Baptista registra a melhor campanha na história do clube em edições do torneio. E se em 2008 os pernambucanos levaram a melhor, desta vez os palmeirenses não deram chances aos rivais, vencendo duas vezes e empatando outras duas nos quatro duelos disputados.
Terceiro classificado às quartas-de-final da Libertadores, após as exclusões dos mexicanos San Luis e Chivas Guadalajara e as classificações de São Paulo e Nacional, o Palmeiras agora é o próximo adversário justamente dos uruguaios na próxima fase. E assim como ocorreu no duelo brasileiro, o time alviverde fará a primeira partida como mandante e decidirá em Montevidéu, já que fez campanha inferior ao Nacional na fase de grupos.
No quarto encontro entre as equipes nesta temporada, a estrela do goleiro brilhou com defesas importantes, principalmente no primeiro tempo e na disputa por pênaltis. Na etapa inicial, Marcos salvou duas vezes o Palmeiras quando estava cara-a-cara com Paulo Baier. Já em outro lance, viu o ex-companheiro de clube ficar livre dentro da área, mas finalizar para fora e desperdiçar grande chance.
Já nos últimos 45 minutos, Marcos defendeu uma cabeçada de Wilson logo no início e viu a jovem revelação Ciro carimbar a sua trave nos acréscimos. No entanto, aos 36min, não teve como evitar o gol de Wilson, que só teve o trabalho de completar para as redes um cruzamento de Luciano Henrique e soltar o grito de gol na massa que lotou a Ilha do Retiro. No entanto, após a disputa por pênaltis, a festa se transformou em aplausos de reconhecimento à campanha do time mandante.
Sporte 1 x 0 Palmeiras
Gols
Sport: Wilson, aos 36min do 2º tempo
Sport: Magrão; César, Igor, Durval e Dutra; Andrade (Moacir), Daniel Paulista (Sandro Goiano), Paulo Baier (Fumagalli) e Luciano Henrique; Ciro e Wilson; técnico: Nelsinho Baptista
Palmeiras: Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Wendel, Pierre, Souza (Mozart), Cleiton Xavier e Armero; Diego Souza (Willians) e Keirrison (Ortigoza); técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cartões Amarelos
Sport: Andrade
Palmeiras: Mozart, Souza e Pierre e Wendel
Cartões Vermelhos
Palmeiras: Wendel
Árbitro
Carlos Chandia (CHI)
Local
Estádio Ilha do Retiro, no Recife (PE)