Programa é fruto do convênio entre prefeitura de Rio Largo e Ufal.
Cem alunos provenientes da rede pública de ensino e escolas cenecistas assistiram esta semana à aula inaugural do curso pré-vestibular comunitário do programa ‘Conexões de Saberes’. A abertura dos trabalhos aconteceu na unidade de Ensino Fundamental Odylo Álvares de Souza com a presença do secretário municipal da Educação, João Marinho e do coordenador de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Roberto Santos.
O curso já existe a três anos em Rio Largo e só no ano passado colocou mais de 20 alunos na Ufal por meio do Processo Seletivo Seriado (PSS). Todos eles de origem popular, ou seja, estudantes com renda familiar até três salários mínimos. Seu principal objetivo é possibilitar o ingresso de alunos oriundos de escolas públicas na universidade pública e de qualidade, habilitando-os para o mercado de trabalho.
De acordo com o José Roberto Santos, o ‘Conexões de Saberes’ está hoje presente em 33 das 55 universidades públicas de todo o País. “Participam do projeto em Alagoas, municípios como Santa Luzia do Norte e Rio Largo, além de sete bairros de Maceió; o que possibilitou a entrada de centenas de estudantes na Ufal, desde a sua criação nacional em 2005”, explica o coordenador. Para ele, o programa não é apenas voltado ao aprendizado, mas permite ‘ressuscitar sonhos’ e preparar o aluno para vida.
A parceria com a prefeitura de Rio Largo ganhou um reforço a mais este ano com a reestruturação do Ensino Público no município. “Um grande desafio para nossa administração, pois não pouparemos esforços para garantir instalações adequadas para o bom funcionamento do ‘cursinho’ pré-vestibular”, afirma o secretário João Marinho.
São 21 professores graduandos da Ufal para as disciplinas de Literatura, Línguas Portuguesa e Espanhola, Redação, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Matemática. As aulas são ministradas no período noturno, de segunda a sexta-feira, até o final deste ano, na escola Odylon Álvares de Souza, no Centro da cidade. Participaram ainda da aula inaugural a coordenadora do curso em Rio Largo Isabel Cristina de Oliveira; a diretora da Escola Odylo Álvares, Rosimeire Marques e os ex-alunos Maria Roselane e Jorge Alves.