Trata-se de um mutirão que vai envolver cerca de 60 pessoas.
O Centro Educacional e de Pesquisa Aplicada (Cepa), maior Complexo Educacional da América Latina, situado no bairro do Farol, em Maceió, começa a receber melhorias neste fim de semana. Trata-se de um mutirão que vai envolver cerca de 60 pessoas.
O grupo é composto por membros da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE); MCA (empresa que possui contrato de manutenção do Estádio Rei Pelé); Departamento de Estradas de Rodagem (DER); 59º Batalhão de Infantaria Motorizado; e integrantes da Intendência Geral do Sistema Penitenciário de Alagoas (Igesp). O trabalho aconteça pela manhã e tarde deste sábado e domingo.
No início da semana, ao visitar as instalações do complexo educacional para verificar os estragos causados pela chuva, o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, já havia anunciado que faria um mutirão no Cepa, com a limpeza da área externa e interna dos prédios e equipamentos escolares. “Estou aqui pela decisão política do governador de recuperar esse complexo educacional. Portanto, vamos buscar as alternativas junto a outras secretarias de governo, a órgãos da esfera federal, enfim, da parceria possível para tornar esse local limpo e em condições de receber a comunidade escolar”, afirmou.
O superintendente de Expansão Manutenção da Rede Física Escolar da SEE, Raul Cleto, disse que o trabalho será feito no sábado e no domingo. “Caso não dê tempo para terminá-lo, ele será concluído no próximo fim de semana”, assegurou.
Já a responsável pela 15ª Coordenadoria de Ensino, professora Márcia Dantas, informou que será retirado todo o lixo, capim e entulhos das áreas externas às escolas que pertencem ao complexo escolar.
Parque aquático — Segundo Raul Cleto, a reforma geral do parque aquático do Cepa está orçada em cerca R$ 127.071.12. “O processo de recuperação das piscinas está na
A recuperação inclui a parte física da estrutura das piscinas (banheiros, chuveiros e arquibancadas) e parte de maquinário (bombas, filtros, disjuntores e chave de comando). De acordo com Raul Cleto, todo o complexo aquático receberá melhorias. “A verba para este serviço é do Estado”, afirmou.
O mutirão abrange também a recuperação das duas piscinas, incluindo a área externa, a qual compreende a recuperação dos banheiros com chuveiros e vestiários, além da iluminação externa, e pavimentação de uma área em frente às piscinas. Haverá ainda a relocação dos chuveiros, e a construção de uma rede de esgotamento das águas que desaguarão no canal ao lado em direção à lagoa de decantação da águas pluviais. O trabalho prevê a construção de uma alvenaria para parapeito na frente de toda a extensão das piscinas.
“Mas enquanto a reforma maior não acontecer, determinei que o Cepa seja mantido limpo, e que a coordenadoria e a direção das escolas estejam atentas a pequenos reparos que devem ser feitos, a exemplo de capinação, conserto de telhas, para evitar goteiras e infiltrações, um problema comum nesse período de inverno”, lembrou o secretário Rogério Teófilo.