Categorias: Polícia

Canil da PM comemora 17º aniversário

Evento contou com a visita de 45 crianças de Escola Estadual.

O Pelotão com Cães – Canil Tiradentes da Polícia Militar comemorou na manhã desta quarta-feira (20) o seu aniversário de 17 anos na sede da unidade. O pelotão, pertencente ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), desenvolve suas atividades com a utilização de cães treinados para situações especiais.

Entre as funções do Canil estão o policiamento em eventos e de recobrimento de área, ações repressivas contra assaltos e seqüestros, ações de resgate e liberação de reféns, localização de entorpecentes e de explosivos utilizando o faro e intervenções em estabelecimentos prisionais.

De acordo com o comandante do Bope, major Marcos Sampaio, o Canil é um pelotão com policiais e cães treinados para agir em situações de alto risco. “Atualmente o pelotão possui um efetivo de 25 cães e recentemente adquiriu mais dois com as características para a atividade policial. Após o adestramento, eles somarão aos outros já existentes para reforçar nas atividades desenvolvidas pelo Canil”, acrescentou.

A comemoração contou com a vista de 45 alunos da Escola Estadual Maria Ivone, localizada no conjunto Eustáquio Gomes. Durante o evento, elas puderam interagir com os policiais e tirar dúvidas a respeito do adestramento dos cães. Para a coordenadora pedagógica da escola, o convite do Canil foi muito bem recebido pelas crianças. “Elas aguardaram com muita expectativa o dia de hoje e, como se pode ver, estão adorando a visita”, afirmou.

Durante o evento, a tropa apresentou algumas demonstrações de possibilidades operacionais com cães, através de uma avançada técnica de invasão conhecida como “pescaria”, que se baseia em ações de resgates e liberação de reféns. Para a demonstração, foi realizada uma simulação de ônibus com reféns.

Estiveram presentes o comandante geral da PM, coronel Dalmo Sena, o comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Luciano Silva, o comandante do Bope, major Marcos Sampaio, além de oficiais e praças do Canil Tiradentes.