Categorias: Justiça

TJ discute criação de Vara da Criança

Vara será destinada a atender crimes contra menores.

TJ

Presidente do TJ receberá relatório de processos contra crianças e adolescentes

Representantes da Câmara de Vereadores, da Assembléia Legislativa e do Ministério Público Estadual, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Associação Alagoana dos Magistrados (Almagis) reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (20), com a presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento. Durante a reunião foi discutida a possibilidade de criação da Vara da Criança e Juventude, destinada a atender os processos de crimes contra crianças e adolescentes no Estado de Alagoas.

Segundo o coordenador da Almagis, juiz Maurílio da Silva Ferraz, dentro de trinta dias a entidade enviará relatório à presidente Elisabeth Carvalho com informações sobre os atuais processos criminais contra crianças e adolescentes tramitados em todo o Estado. Para ele, a discussão é um pleito antigo. “Pela terceira vez, a Almagis vem sugerindo a criação dessa Vara. Dessa vez, estamos confiantes diante da sensibilidade da desembargadora Elisabeth”, declarou.

Para a desembargadora-presidente, é necessário criar uma Vara diferenciada que se localize fora do complexo do Fórum. “A preocupação maior é oferecer aos menores um ambiente lúdico e adequado às necessidades deles. Além disso, é importante que uma gama de profissionais sejam recrutados, como psicólogos e assistentes sociais, enfatizou.

A reunião contou ainda com a presença da vereadora Thereza Nelma, da deputada estadual Cátia Lisboa, do representante do Ministério Público Estadual, promotor de Justiça Luiz Medeiros, e da secretária municipal de assistência social Salete Beltrão.