Segundo os moradores da região, as cerca de 20 casas construídas na encosta sofreram desabamentos ou estão prestes a desabar.
A situação é alarmante para os moradores da região de Riacho Doce conhecida como Alto do Cruzeiro. Na manhã desta terça-feira, 21, moradores da região acionaram o Corpo de Bombeiros para apoiar algumas famílias que tiveram suas casas parcialmente destruídas devido a um deslizamento de barreira ocorrido durante a madrugada.
Foi o caso da residência de José Cícero da Silva, que mora com sua esposa, filha e uma neta ainda bebê e que teve os fundos da sua moradia destruídos. Um botijão de gás foi soterrado, correndo riscos de explodir, mas homens do Corpo de Bombeiros afastaram o perigo isolando o local. O contato com a Defesa Civil foi tentado pelos bombeiros, mas até o momento ninguém se deslocou ao local. O Corpo de Bombeiros solicitou, ainda, o abandono da casa devido ao risco dela sofrer outros deslizamentos em caso de mais chuvas.
Além da família de José Cícero, foi recomendada a saída imediata dos moradores da casa do desempregado Marcos José Galdino Oliveira, que reside aos fundos de uma residência e que tem um dos cômodos de sua casa ameaçado por uma barreira que se encontra prestes a desliza. Galdino reside com dois filhos e sua esposa e afirma não ter para onde ir. A mesma sorte não teve Antônio Severino Gomes da Silva que, na semana passada, teve perda total de sua casa e reside, hoje, em casa de familiares com sua esposa e seus filhos
Alguns moradores adquiriam – por conta própria – lonas de contenção, prevenindo-se contra futuros incidentes. Segundo os moradores da região, as cerca de 20 casas construídas na encosta sofreram desabamentos ou estão prestes a desabar. Os moradores reclamam, ainda, da falta de ação de alguns políticos que em época de campanha prometeram melhorias aos moradores e que nunca cumpriram.
Muitas casas se encontram a poucos metros da encosta que, a cada chuva, aproxima-se mais, destruindo aos poucos a residência dessas famílias e causando danos materiais a elas.
Segundo o boletim meteorológico do Radar da Ufal, a previsão do tempo para esta quinta-feira é de pancadas de chuvas nas regiões litorâneas, Baixo do São Francisco e Zona da Mata. A temperatura mínima em Maceió varia entre os 22,5ºC e a máxima entre 30º C.