Categorias: Cultura

Sesc realiza Dia do Desafio em Arapiraca

As atividades estão abertas para a participação das escolas.

Com 15 minutos de atividade física, os alagoanos participam pelo terceiro ano consecutivo do Dia do Desafio, no dia 27 de maio, das 07h às 17h, na cidade de Arapiraca, que o ano passado venceu a cidade Cuautitlan (México), e esse ano enfrenta a cidade cubana de San Miguel Del Padrón.

O SESC está à frente da organização do Dia do Desafio no Brasil, que tem como proposta, a partir da competição saudável entre cidades, revelar pelo lado da cooperação e do jogo lúdico, um diálogo e disputa integradoras.

As atividades, que acontecem no calçadão do Centro de Arapiraca, estão abertas para a participação das escolas públicas e particulares, empresas, associações, ongs e entidades.

Um dia para incentivar a prática de atividades físicas

O Dia do Desafio incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde. A idéia foi criada no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA – Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos.

Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes, sob oito princípios básicos: a acessibilidade, o envolvimento, a diversão, a diversidade, a confiabilidade, a segurança, os benefícios para a comunidade e os benefícios para a saúde.

O maior prêmio para a cidade vencedora é a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. A adesão ao Dia do Desafio demonstra uma disposição da comunidade para mobilizar seus cidadãos para a busca de uma vida saudável.

AQUECIMENTO – No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o prefeito sugeriu que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante. Porém, o inverno de temperaturas baixas levou à transferência da atividade para o mês de maio, início do verão no hemisfério norte. Assim, o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.

Em 1995, o SESC de São Paulo realiza o evento no Brasil pela primeira vez, em parceria com a TAFISA. Participam 35 cidades, mobilizando 1.968.150 pessoas. Em 2006, o Dia do Desafio adotou como tema o “intercâmbio cultural” entre as cidades, incentivando também a troca de experiências entre coordenadores, prefeitos e as comunidades entre si. A idéia é saber quem está do outro lado, participando da parceria. Foram inscritas 2.867 cidades de 24 países, sendo que 1.080 desse total são cidades brasileiras que estão cada vez mais envolvidas com o projeto. Participaram do movimento 49.367.883 pessoas, em todo o continente americano.

Recentes