Categorias: Esporte

Futebol americano toma areias da praia de Pajuçara

O que começou com uma reunião de apaixonados pelo esporte num site de relacionamentos, acabou se transformando no Crabs, o primeiro time de futebol americano de Alagoas.

Danielle Silva

Atleta mostra equipamento de proteção usado no esporte

Original dos Estados Unidos, o futebol americano vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo inteiro. Em Maceió, não é diferente. O que começou com uma reunião de apaixonados pelo esporte num site de relacionamentos, acabou se transformando no Crabs, o primeiro time de futebol americano de Alagoas.

O Alagoas24Horas foi convidado a conhecer um pouco do esporte que tem chamado atenção de jovens e todas as idades. Na tarde deste sábado, a equipe sênior do Crabs esteve reunida para mais um treino, em uma das arenas da praia de Pajuçara, sob a orientação do treinador Eduardo Magalhães, que já jogou nos EUA.

Para Magalhães, – apesar do histórico – treinar a equipe tem sido a maior experiência da sua vida. “Treinar esses garotos é desenvolver atitude de futebol americano. A disciplina e a vontade de vencer são as tônicas do Crabs”, disse, acrescentando que o esporte exige destreza, coragem, disciplina e faz dos atletas vencedores.

Com cerca de 70 jogadores, o time treina duas vezes por semana – quintas e sábados – em frente ao Hotel Enseada, na Pajuçara. O resultado da modalidade esportiva foi a criação do Crabs Junior, cujos atletas treinam segundas e sextas-feiras, sob o comando dos treinadores Hélio Arcanjo e Carlos Ferro.

“Criei a comunidade no Orkut para reunir pessoas interessadas no esporte e depois comecei a me reunir com esses amantes do futebol americano para conhecer melhor o jogo, o resultado foi a criação do time em dezembro de 2007, embora tenha ganhado forças somente em 2008”, disse Paulo André, fundador do time.

Entretanto, a prática não tem sido tão fácil. Ainda sem patrocínio, o time conta com o apoio do americano Gary Brian, que doou bolas oficiais para o treinamento e equipamentos de proteção, que normalmente custam caro. Somente agora, o Governo do Estado prometeu apoiar o esporte e ajudar da compra de equipamentos para difundir a modalidade em Alagoas.

Esporte

O futebol americano é um esporte competitivo de equipe, disputado por 11 jogadores de cada lado. O objetivo é chegar à linha de fundo do território adversário levando uma bola. É um jogo que demanda capacidade tática, força bruta e velocidade e os adversários se empurram e utilizam corridas e passes para conseguir entrar no território inimigo.

Com duração de 60 minutos, o jogo é dividido em quatro tempos de 15 minutos. Os pontos são chamados Touchdowns e as traves parecem estar de cabeça para baixo.
A diferença, entre o esporte jogado nos EUA e em Alagoas, é o local e a falta de equipamento de proteção.

“Por jogarmos na areia, não usamos equipamentos de proteção. Então a regra é não atingir a cabeça dos atletas”, explicou Hugo Caporal, atleta do time.

Jogos

O primeiro jogo da equipe Junior será realizado neste domingo, 24, às 14h30, na praia de Pajuçara. O Crabs vai jogar contra o time do Recife Mariners.

Já a equipe Sênior vai jogar contra o time do Espectros de João Pessoa, considerada a melhor equipe do Nordeste, no dia 13 de junho. Segundo o treinador, o time já está bastante preparado para jogar com equipes nacionais e uma prova são os resultados de jogos contra equipes de peso no Nordeste.

Recentes