Categorias: Maceió

Sempma alerta sobre perigos das fogueiras

A Sempma realizará palestras.

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) lançou quarta-feira uma campanha para combater a prática de fogueiras nas festas juninas. A equipe da Sempma esteve no Colégio Monteiro Lobato e na Escola Municipal Pompeu Sarmento conscientizando crianças e professores do ensino fundamental quanto aos riscos que as fogueiras trazem à saúde e ao meio ambiente.

A procuradora da Sempma, Elisabete Guedes, despertou nos alunos a consciência dos danos e males que as fogueiras trazem à saúde humana e ambiental.

“A fogueira deixou de ser um prazer e se tornou um desprazer sob o ponto de vista ambiental. Acho importantíssimo fazer esse trabalho na base. Essa palestra serviu para incomodar um pouco e isso traz mudanças”, comenta Maria das Graças Ribeiro, vice-diretora pedagógica do Monteiro Lobato. “Uma coisa é preciso deixar clara: não estamos proibindo as fogueiras, mas tentando fazer com que essa prática diminua”, esclarece Pedro Juarez, coordenador de fiscalização da Sempma.

Durante três semanas a equipe da Sempma visitará o maior número possível de escolas públicas e privadas, realizará palestras nos ginásios e distribuirá folders educativos, mostrando que fazer fogueiras é uma prática devastadora, que contribui para o aquecimento global, estimula o desmatamento e o comércio ilegal de madeira e provoca graves problemas respiratórios.

De acordo com o secretário da Sempma, Ricardo Ramalho, as crianças são bons multiplicadores de campanhas educativas ambientais. “As crianças, geralmente, pedem aos pais para que façam fogueiras na época das festas juninas, estimuladas por uma tradição que se contrapõe aos problemas ambientais da atualidade”, explica.

“Trabalhar, portanto, a conscientização quanto aos perigos e danos provocados pelas fogueiras é uma estratégia adequada para obtermos êxito na campanha”, acrescenta Ramalho.

A equipe da Sempma, com a proximidade dos festejos juninos, percorrerá as comunidades autorizadas a montar palhoções para realizar panfletagem da campanha.