A Festa de Pentecostes écelebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no quinquagésimo dia.
Centenas de católicos participam neste domingo, dia 31, da festa de Pentecoste no Estádio Rei Pelé. Com orações e cânticos, os fiéis comemoram a data que simboliza a passagem do Espírito Santo na terra.
Com o tema “Há diversidades de dons, mas o Espírito é o mesmo”, o encontro teve início às 8h e segue até as 18h com uma programação que vai de orações, confissões, palestras e apresentações culturais.
As celebrações da Festa de Pentecostes serão realizadas pelo cônego da Igreja do Livramento Henrique Soares e do padre Augusto Jorge. A entrada é gratuita, mas a Arquidiocese de Maceió solicita a colaboração dos fiéis com a doação de 1 kg de alimento não perecível.
Pentecostes era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia".
Segundo a Igreja Católica, no primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, 50 dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas. As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.