Categorias: Maceió

Semana do Meio Ambiente

Eventos acontecem entre os dias 2 e 5 de junho, no Cepa

A água tem espaço garantido na Semana do Meio Ambiente. Entre as várias palestras a serem realizadas de 2 a 5 de junho, no Cepa, importantes temas relacionados a esse bem fundamental para a sobrevivência humana serão tratados, sob os mais diferentes aspectos. Todos, porém, com o intuito de conscientizar a população.

Banhos demorados, lavagem de calçadas, de casas e de veículos, além da poluição das águas por conta do lixo devem ser evitados para que possamos garantir a existência da água no futuro. É o que afirma o geólogo Wilton Rocha, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Ele irá ministrar a palestra Água Subterrânea: fonte estratégica no dia 4 de junho.

O geólogo conta que abordará temas como ciclo hidrológico; volumes de água armazenados; água doce, superficial e subterrânea e preservação. “Nós iremos mostrar umas fotos mostrando o desperdício e o uso inadequado da água”, afirmou Wilton Rocha.

Ainda de acordo com ele, 80% da população da Zona da Mata de Alagoas é abastecida com água subterrânea, o que se traduz em um problema caso não haja um uso consciente. “Precisamos garantir a sustentabilidade para o futuro”, diz.

Neste mês de maio, a Semarh enviou à Assembleia Legislativa um projeto de Lei que dispõe sobre a conservação e proteção das águas subterrâneas de domínio do Estado de Alagoas. De acordo com Wilton Rocha, se aprovada, a lei dará subsídio para que a secretaria possa proteger essas águas e, assim, garantir o uso dela para o futuro.

A qualidade da água também será um tema abordado durante a Semana do Meio Ambiente. O biólogo Manoel Messias, do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Química Industrial da Semarh Aline Mendonça Davino serão os responsáveis pela palestra.

Segundo ela, leis, portarias e resolução que visam a qualidade e proteção das águas serão tratados de forma didática na manhã do dia 4 de junho. “Vamos abordar a qualidade como um todo. Também queremos conscientizar a população em relação ao tema”, destacou.