Debate será sobre a redução da mortalidade infantil
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia nesta segunda-feira (8) os fóruns microrregionais para redução da mortalidade infantil destinados a médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. A ação, que pretende difundir as ações do programa Viva Vida, ocorre na segunda e terça (dias 8 e 9), no Centro de Convenções, a partir das 8h, reunindo os municípios da 1ª microrregião.
A abertura do evento contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário da Saúde, Herbert Motta.
O evento pretende sensibilizar os profissionais a se empenhar em ações de combate à mortalidade. Durante a manhã, estão programadas palestras e à tarde uma mesa-redonda para construção dos planos de ações e metas que os municípios deverão executar para reduzir a mortalidade infantil.
Na avaliação de Vilela, uma gestão atuante e competente só será possível se Alagoas conseguir reduzir a mortalidade infantil, garantindo que cada gestante seja monitorada por consultas periódicas durante o pré-natal. “A maior parte dos recursos da Saúde está concentrada na atenção básica, visando fortalecer o PSF; nossas gestantes precisam estar bem nutridas e para isso vamos fornecer cestas básicas àquelas que cumprirem rigorosamente o pré-natal”, disse.
Já o secretário da Saúde, Herbert Motta, explicou que o combate à mortalidade infantil deve ser entendido como chamamento a toda a população alagoana, desde gestores, profissionais de saúde e sociedade civil organizada. “Temos condições e capacidade para avançar na meta de redução da mortalidade infantil estipulada pelo Ministério da Saúde (5% ao ano). Mas, para isso, precisamos do apoio dos prefeitos, secretários e profissionais de saúde que nos ajudarão na regularidade e qualidade do pré-natal, aumento da notificação de óbitos e de nascidos vivos, dentre outras ações”, disse.
Benedito Alexandre, presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), destaca o esforço da atual gestão e garante que o conselho apoia o Viva Vida por se tratar de uma iniciativa que visa favorecer a população. “Os conselheiros estão acompanhando com muito otimismo esse projeto. Temos uma área técnica capacitada e apta para atuar nessa nobre missão de salvar vidas”, ressaltou.
O presidente do Conselho Municipal de Secretários de Saúde (Cosems), Pedro Madeiro, considera ser positiva essa frente de trabalho integrada pelos governos federal, estadual e municipal. “O Viva Vida é uma iniciativa importante para consolidar dados concretos na redução da mortalidade infantil em Alagoas, visto que, os indicadores socioeconômicos interferem de alguma maneira nessa problemática”, comentou.
Municípios – Participam do fórum da 1º microrregião os municípios de Atalaia, Rio Largo, Pilar, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Messias, Paripueira, Santa Luzia do Norte, Satuba e São Luis do Quitunde. Para Maceió será marcada uma nova data devido ao grande número de participantes.
O cronograma dos fóruns prossegue no dia 16 deste mês, em Santana do Ipanema, com os municípios da 8ª microrregião; no dia 17, será em Penedo (4ª micro); em São Miguel dos Campos (3ª micro), o fórum acontece no dia 18. Os encontros serão retomados no dia 26, em Joaquim Gomes (12ª micro), encerrando as atividades do mês no dia 30, em Coruripe (13ª micro).