A PEC chegou a ser lida em plenário, com a presença de 25 deputados, mas devido ao pedido de adiamento feito por Paulão (PT) só será posta em votação na próxima quinta-feira, 25.
Como havia anunciado ontem, o deputado Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), solicitou o adiamento da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que modifica a Constituição Estadual e visa garantir ao presidente da ALE, deputado Fernando Toledo (PSDB), uma vaga no Tribunal de Contas (TC), a conhecida ‘PEC Toledo’.
Depois de a sessão ter sido suspensa durante meia hora para entendimento de lideranças, a PEC finalmente foi lida em plenário, com a presença de 25 deputados, e o deputado Paulão (PT) pediu o adiamento da votação.
Com isso, somente na próxima quinta-feira, 25, o projeto deverá ser votado, isso porque, segundo o deputado Paulão, o adiamento vale por duas sessões ordinárias, conforme artigo 185 do Regimento Interno da Casa, e na próxima quarta-feira, 24, não haverá expediente na Assembleia Legislativa devido ao Dia de São João.
O deputado voltou a afirmar que o adiamento da matéria é importante para garantir a ampliação da discussão sobre o assunto e buscar mais apoio contra a PEC, considerada pelos oposicionistas como inconstitucional.
Paulão também entrou com um requerimento para que a votação seja nominal, ou seja, que os deputados anunciem seu voto e este seja registrado em ata. “É uma forma dos deputados assumirem sua postura e de registrar para a história a posição de cada um”, disse o petista.