Balbino, Oscar de Melo e Heloísa Helena se pronunciam sobre as nomeações de novos policiais em Alagoas.
Os vereadores de Maceió receberam – nesta terça-feira, dia 23, durante a sessão da Câmara Municipal de Maceió – o corpo da reserva técnica da Polícia Militar de Alagoas e Corpo de Bombeiros, que ainda aguardam serem chamados pelo Governo do Estado de Alagoas. Os integrantes da reserva técnica foram buscar o apoio do Poder Legislativo municipal e conseguiram provocar a manifestação dos vereadores em plenário.
O tema foi levantado pelo vereador Alan Balbino (PP) – durante pronunciamento na tribuna. Balbino cobrou do Governo do Estado que fosse feito um estudo para a nomeação de novos policiais, já que existe a “gritante necessidade de aumento de efetivo da Polícia Militar de Alagoas”.
O pronunciamento de Balbino foi acompanhado pelo vereador Oscar de Melo (PP). Ele foi incisivo em lembrar que a contratação de mil policiais por ano foi uma promessa de campanha do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). “Já se passaram dois anos e nenhum policial foi contratado pela atual administração do Estado. Este pessoal da reserva técnica foi vítima de uma mentira. O governador precisa contratar pelo menos dois mil policiais para cumprir parte de sua promessa”.
De acordo com Oscar de Melo, a Polícia Militar de Alagoas possui um efetivo que gira em torno de oito mil homens. “Se levarmos em considerações as folgas, as férias, dentre outras questões, são dois mil policiais que trabalham diariamente, pois o efetivo se reversa. Isto para cobrir todo o Estado de Alagoas. Não se trata apenas de defender a contratação de pessoas que precisam de emprego, mas sim de uma necessidade de toda a população que precisa de segurança. O efetivo da Polícia Militar – desde o início do governo – só tem reduzido”, colocou ainda o vereador, lembrando das aposentadorias e baixas que já ocorreram na Polícia Militar de Alagoas.
A vereadora Heloísa Helena (PSOL) também se pronunciou sobre a contratação da reserva técnica. “Eu indico até que a reserva técnica se mobilize para participar da Conferência Estadual de Segurança Pública, que vai ocorrer. É preciso que contrate novos policiais com urgência”, finalizou.