Equipamento será distribuído na capital e do interior
O comando geral da Polícia Militar de Alagoas, juntamente com o secretário de Estado da Defesa Social (SEDS), Paulo Rubim, apresentou na manhã desta quinta-feira, 25, os 25 etilômetros doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ). O equipamento, composto pelo aferidor, bocal descartável e impressora, é utilizado para medir a quantidade de álcool no sangue.
De acordo com o secretário Paulo Rubim, a partir do próximo dia 4 de julho começará a ser utilizado o equipamento no trânsito da capital e do interior. “A medida não tem o intuito de punir, mas sim de prevenir os acidentes”, frisou. Ainda segundo ele, a distribuição privilegiará a Polícia Militar. “A maioria deles será destinado à PM que realiza o policiamento ostensivo. Dois serão entregues ao Instituto médico Legal (IML) e outros dois ficará a disposição da central de Polícia Civil”, acrescentou.
Segundo a Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, o consumo de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas por condutores de veículos está proibido. Para a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja) é confeccionado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), cobrada multa de R$955 e o condutor é notificado e tem a cassação do direito de dirigir por um ano. A partir dessa quantidade, o condutor pode ser preso em flagrante.
O comandante geral da PM, coronel Dalmo Sena, afirmou que todas as unidades da Polícia Militar receberão pelo menos um etilômetro. “Os batalhões que trabalham nas estradas e rodovias estaduais, a exemplo do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) receberão uma maior quantidade do material, mas todos serão beneficiados”, comentou.
“Esta foi a primeira remessa desse material, devemos receber nos próximos meses cerca de mais 75 etilômetros, que serão distribuídos também nas companhias de Polícia Militar”, afirmou o coronel Dalmo Sena.