Categorias: Educação

Projovem beneficia 500 jovens em Cajueiro

Alagoas foi contemplada com 10 mil vagas.

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem se expande em Alagoas. Nesta sexta-feira (26), a cidade de Cajueiro recebe o programa que irá beneficiar 500 jovens do município com idade entre 18 e 29 anos e de família com renda mensal de até um mínimo.

A aula inaugural de lançamento do programa ocorre no clube Lítero, a partir das 11 horas, com a presença do assessor especial do Ministério do Trabalho e Empreso (MTE), Ronaldo Lessa, do superintendente regional do Ministério do Trabalho, Heth César, do prefeito Antonio Palmery Melo Neto, além do gestor do primeiro emprego da SRTE em Alagoas, Welisson Miranda, vereadores e secretários municipais.

Desenvolvido pelo MTE em parcerias com estados e municípios, o Projovem tem o objetivo de preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Nesta primeira etapa, Alagoas foi contemplada com 10 mil vagas em mais de 20 cursos em diversas áreas de ocupação.

Segundo o superintendente da SRTE, Heth César, os cursos procuram se identificar com a vocação de mercado de cada município e a necessidade de qualificação profissional para atender as demandas locais. Dentre as áreas de capacitação estão administração, turismo, arte e cultura, gráfica, madeira e móveis, agro extrativismo, etc.

O assessor especial do MTE, Ronaldo Lessa, lembrou que no Brasil existem atualmente 4,5 milhões de jovens que estão fora da escola, sem alternativa de emprego e em situação de vulnerabilidade social.

“Este programa permite oferecer formação básica e profissional específica, dando oportunidade para que milhares de jovens resgatem sua dignidade ao encontrar um emprego ou uma fonte de renda”, disse. Já o superintendente Heth César destacou que a política e a ações do governo para a juventude devem ser permanentes. “O governo faz a sua parte, tendo a convicção de que os jovens têm muito a contribuir com o crescimento do país”, acrescentou.

Os cursos na modalidade Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã acontece durante seis meses. Neste período, os participantes receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00, comprovadas por meio de freqüência de, no mínimo, 75% nas atividades do mês.