Fogos e fogueira também causam acidentes.
Além dos acidentes de trânsito e da violência ocasionada por armas branca e de fogo, os feriados juninos são marcados pelos acidentes com fogos de artifício e fogueiras. Diante desta realidade, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) preparou uma operação especial para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o período de festa junina.
A partir desta sexta-feira (26) até segunda-feira, dia 29, as unidades de saúde de urgência e emergência da Capital e do interior irão funcionar normalmente e profissionais de todos os níveis devem atuar em regime de plantão.
A operação especial será formada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maceió e Arapiraca; Unidade de Emergência do Agreste; Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa); Hospital Geral do Estado (HGE); Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) e Hemocentro de Alagoas (Hemoal).
No feriadão de São Pedro, o Samu da Capital funcionará com sua capacidade total, que é de 20 veículos, sendo nove na retaguarda. Já o Samu Arapiraca irá atuar normalmente no município, além de estar de prontidão nas unidades descentralizadas de Palmeira dos Índios, Penedo e União dos Palmares.
No HGE e na Unidade de Emergência do Agreste as escalas foram reforçadas em decorrência do crescimento do fluxo de pacientes durante este período. A maior unidade hospitalar do Estado, estará atendendo com todas as especialidades médicas, além de enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos, além de uma equipe que sobreaviso.
As unidades de saúde Denilma Bulhões, no Benedito Bentes; Dayse Brêda, Noélia Lessa, na Praça das Graças; Dom Miguel Fenelon Câmara, em Chã da Jaqueira e João Fireman, no Jacintinho, também terão suas escalas reforçadas durante o feriado.
Nos três dias de festa junina, o plantão epidemiológico da Sesau estará funcionando para receber as notificações das doenças transmissíveis, a exemplo da gripe A, cujas dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos telefones 08002845415, 3315-2059, 8882-9752 ou pelo e-mail notifica@sesau.al.gov.br . Técnicos do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) também estarão de prontidão para coletar material biológico de possíveis vítimas que apresentem contaminação pelo vírus H1N1.
Para o período de festa junina o Hemoal e Hemoar promoveram uma campanha para a coleta de sangue. A iniciativa teve o objetivo incentivar a doação de sangue, que possibilitou a formação de um estoque satisfatório para o feriadão.