Segundo o delegado, o número de apreensões aumentou no primeiro semestre deste ano.
Uma operação da Polícia Federal em Alagoas, desencadeada na manhã desta sexta-feira, dia 26, realiza a incineração de mais de 100kg de drogas – pasta-base de cocaína, cocaína, crack e maconha – apreendidos em operações realizadas no Estado a partir do segundo semestre do ano passado. A incineração acontece em todas as superintendências e delegacias da Polícia Federal no país. Um balanço da quantidade da droga destruída em todo o país deverá ser divulgado até o final do dia.
De acordo com o delegado-adjunto da Polícia Federal em Alagoas, Nilton Ribeiro, a droga está sendo incinerada na fornalha de uma usina localizada no município de São José da Laje, a 96 quilômetros da capital alagoana. Toda a droga – avaliada em R$ 1 milhão – foi apreendida em operações no Estado. Segundo o delegado, o número de apreensões aumentou no primeiro semestre deste ano.
Em Alagoas, a operação para transporte e incineração das drogas envolveu um aparato de 14 agentes, além de dois delegados federais. Ribeiro disse, ainda, que a Polícia Federal vem intensificando o combate ao tráfico de drogas no território alagoano e que os traficantes vem criando maneiras cada vez mais sofisticadas para o transporte de substâncias entorpecentes, dificultando o trabalho repressivo.
"É um trabalho de gato e rato. Com apenas 1kg de pasta base os traficantes são capazes de produzir – após o processamento e adição de produtos químicos – até 10kg de crack", explicou.