A Bicicletada segue da Mangabeiras até o calçadão do Comércio, onde acontece uma panfletagem sobre os benefícios da utilização da bicicleta como meio de transporte.
O primeiro ano da Bicicletada de Maceió está sendo comemorado na manhã deste sábado, 27, com a presença de dezenas de ciclistas. No ponto de encontro, o Posto 7, na Mangabeiras, cerca de 60 participantes se preparam para percorrer várias ruas da capital, entre elas a Deputado José Lages, na Ponta Verde, a Capitão Marinho Falcão, Comendador Leão e Buarque de Macedo.
A Bicicletada segue até o calçadão do Comércio, onde acontece uma panfletagem sobre os benefícios da utilização da bicicleta como meio de transporte. Uma comemoração pelo aniversário está programada para o turno da tarde, no final do passeio.
O objetivo principal da Bicicletada – movimento mundial que acontece em vários países e cidades brasileiras – é apresentar a bicicleta como meio de transporte, uma alternativa para a mobilidade urbana. Além disso, durante esses encontros são cobrados respeito dos motoristas e melhorias na infra-estrutura para os ciclistas nas cidades.
Quem quiser participar do evento ainda dá tempo e não precisa pagar nada. Basta se juntar ao grupo com qualquer meio de transporte movido a propulsão humana: bicicleta, skate, patins, entre outros.
A Bicicletada teve início em São Francisco, nos Estados Unidos, no começo da década de 1990. Chegou ao Brasil no início da década de 2000, em São Paulo, e logo se espalhou para outras cidades. Em Maceió, é realizada desde junho de 2008.
Segundo os participantes da Bicicletada, as cidades que mais avançam no mundo são aquelas que estão buscando reduzir o espaço destinado aos automóveis e devolver esses espaços às pessoas, transformando a cidade num ambiente mais agradável.